Edvar Simões foi um treinador extremamente vencedor, assim como ocorreu em sua carreira como atleta
Um dos grandes nomes do basquete nacional, Edvar Simões, é o homenageado do ano no Troféu para o Melhor Técnico do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023. O ex-jogador e ex-técnico de sucesso, José Edvar Simões, de 79 anos (23 de abril de 1943), nasceu em São José dos Campos (SP) e teve uma trajetória incrível nas duas funções.
“Estou muito honrado e agradecido pela lembrança da CBB, através do presidente Guy Peixoto Jr. Só me traz boas lembranças. Se eu tive carreira de técnico com razoável sucesso, me gratifica muito e não posso esquecer de quem me dirigiu ao longo da minha
carreira, e que me permitiram ter essa experiência para retribuir para novos treinadores: Marçon, Bombarda, Tarso, Valentim, Duaito, Brás, Mical, Édson, Ari Vidal, Pedroca, Kanela e Brito Cunha”, comentou Edvar.
Como atleta da Seleção Brasileira, Edvar Simões foi medalha de bronze no Mundial de 1967 e prata em 1970. Além conquistar a medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio 1964. Como treinador, dirigiu o Brasil em sete jogos, foi campeão Brasileiro pelo Tênis Clube de São José e vice-campeão mundial comandando o CA Monte Líbano. Pelo próprio CA Monte Líbano, foi bicampeão do Sul-americano, tetracampeão Brasileiro e tricampeão Paulista.