Time carioca fechou a disputa das quartas diante da Universidad de Concepción (2 a 0)
O CR Flamengo derrotou a chilena Universidad de Concepción (UdeC), na noite de quinta-feira (09 de março), atuando no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ), em partida válida pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-finais da Basketball Champions League das Américas (BCLA 2022/2023) com emoção: 88 a 86 (32 a 44 no primeiro tempo). Com este resultado, o Rubro Negro garantiu vaga na etapa decisiva da competição, fechando a disputa em dois a zero.
Após vencer a primeira da partida da série fora de casa (92 a 64), o time carioca viu a equipe chilena começar o duelo muito bem, comandando os dois quartos iniciais e desgarrando – 12 pontos de desvantagem no final do segundo quarto. O time comandado pelo técnico Gustavo de Conti aumentou o ritmo na volta do vestiário, reverteu a vantagem construída pelo adversário e garantiu a classificação no último lance da partida, com cesta de Gabriel “Jaú” Galvanini – 12 a 21 (primeiro quarto), 20 a 23 (segundo quarto), 26 a 24 (terceiro quarto) e 30 a 18 (quarto final).
Os destaques foram Ricardo “The Killer” Fischer (19 pontos e 08 assistências) e Gabriel “Jaú” Galvanini (18 pontos e 12 rebotes – double-double), pelo CR Flamengo; Jerry Evans Jr (23 pontos e 06 rebotes) e Diego Silva (15 pontos), em favor da Universidad de Concepción.
Com a classificação, o CR Flamengo enfrentará o 123 Minas Tênis Clube, primeira equipe classificada ao Final Four, na fase decisiva da BCLA.
Já o Sesi Franca Basquete pode garantir sua classificação no sábado (11 de março), no segundo jogo diante do uruguaio Peñarol, que será realizado no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP). Uma vitória também garante o time francano na fase decisiva.