Quatro estados e três regiões do país serão representados
A Liga de Basquete Feminino (LBF) divulgou a lista dos clubes que disputarão a competição de 2023. Quatro estados e três regiões do país serão representados: AD Santo André (SP), Bax Catanduva (SP), Ituano Basquete (SP), Sampaio Basquete (MA), Sesi Araraquara (SP), Sodiê Mesquita (RJ), Unimed Campinas Basquete (SP) e Unisociesc/Blumenau (SC).
A tabela de jogos do primeiro turno também está definida: a partida de abertura será em 08 de março (quarta-feira), Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h30 (de Brasília), com o duelo entre Sesi Araraquara e BAX Catanduva, no ginásio do Sesi, em Araraquara (SP). No dia seguinte, 09 de março (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília), o Unisociesc/Blumenau estreia em casa contra a AD Santo André, no ginásio Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC).
Na sexta-feira (10 de fevereiro), às 19h30 (de Brasília), é a vez do atual campeão Sampaio Basquete receber a Sodiê Mesquita no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). Por fim, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam no sábado (11 de março), às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP).
No dia 30 de janeiro, por videoconferência, representantes dos clubes discutiram e aprovaram o regulamento da LBF 2023. O formato de disputa permanece similar ao das últimas temporadas. Serão 56 jogos na fase de classificação, disputada em turno e returno, que definirão a posição de cada equipe para o chaveamento dos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, o sportv como emissora dos playoffs, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.