EC União Corinthians obtém vitória importante fora de casa

O São Paulo FC-SP derrotou o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, neste sábado (04 de fevereiro), por 85 a 70 (34 a 44 no primeiro tempo), em jogo válido pelo returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023, disputado no ginásio Antonio Prado Júnior (CA Paulistano), na cidade de São Paulo (SP). Este foi o último compromisso do conjunto são-paulino antes da viagem para disputar a FIBA Intercontinental Cup 2023, na Espanha.

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O bom duelo em quadra, no entanto, começou favorável ao time cearense, que conseguiu o comando do placar e ficou na frente nos dois quartos iniciais, contando com boa performance do lateral norte-americano Dexter McClanahan. A recuperação são-paulina se deu no terceiro quarto, quando a equipe comandada pelo técnico Bruno Mortari passou a marcar melhor e cresceu bastante ofensivamente, com o ala/pivô Túlio da Silva aparecendo bem nos dois lados da quadra. Nos dez minutos finais, o jogo ficou mais equilibrado, mas ainda assim com o São Paulo FC na frente, já que o Fortaleza/Basquete Cearense não teve forças para tentar algo no final – 17 a 24 (primeiro quarto), 20 a 24 (segundo quarto), 27 a 09 (terceiro quarto) e 24 a 17 (quarto final). O trio de arbitragem não esteve no nível do jogo, com uma atuação fraca, bem abaixo do esperado.

A equipe paulista não pôde contar com o ala/pivô Tyrone Curnell, que se recupera de cirurgia, e com o lateral Marquinhos Sousa, poupado. Já a equipe cearense perdeu três jogadores ao longo da partida: dois desqualificados e um contundido.

Os atletas mais efetivos foram Túlio da Silva (22 pontos e 15 rebotes – double-double) e Henrique Coelho (12 pontos), pelo São Paulo FC; o norte-americano Dexter McClanahan (24 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Matheusinho Brito (10 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), em favor do Fortaleza/Basquete Cearense.

Com este resultado, o São Paulo FC segue na terceira colocação na classificação geral, contabilizando 17 vitórias e cinco derrotas. Já o Fortaleza/Basquete Cearense aparece no 14º lugar, com cinco vitórias e 16 derrotas.

O EC União Corinthians-RS bateu o BRB/Brasília-DF, por 96 a 74 (40 a 43 no primeiro tempo), mesmo atuando na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF). No primeiro tempo, cada equipe dominou um período e o time da casa ficou ligeiramente na frente. Já nos dois quartos finais, o representante gaúcho comandou as ações e assumiu o comando do placar para assumir a dianteira do marcador e garantir o resultado positivo fora de casa – 28 a 24 (primeiro quarto), 12 a 19 (segundo quarto), 31 a 17 (terceiro quarto) e 25 a 14 (quarto final).

Foto: Matheus Maranhão/BRB/Brasília

Os principais pontuadores foram Victor Leal (20 pontos e 12 rebotes – double-double) e Luiz “Gemadinha” Sacco (19 pontos), pelo BRB/Brasília; Vithinho Lersch (18 pontos, 09 rebotes e 07 assistências) e o argentino Federico Aguerre (18 pontos e 08 rebotes), em favor do EC União Corinthians.

Na classificação geral, o EC União Corinthians aparece no 13º lugar, com cinco vitórias e 14 derrotas. Já o BRB/Brasília é o 12º colocado, com 06 vitórias e 16 derrotas.

O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 prossegue na segunda-feira (06 de fevereiro), com três partidas: CA Paulistano x Fortaleza/Basquete Cearense, às19h (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Junior (CA Paulistano), em São Paulo (SP); Oscar/São José Basketball x EC Pinheiros, às19h30 (de Brasília), no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP); e Pato Basquete x Caxias do Sul Basquete, às 19h30 (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR).