Ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB vence esta disputa pelo segundo ano seguido
A atleta mais eficiente da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 é Thayná Silva, ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB, que foi eleita a Jogadora Mais Valiosa (MVP) da competição pelo segundo ano consecutivo. Por isso, a jogadora receberá o Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Temporada.
Além do principal destaque individual, a ala de 1m80 e 26 anos conquistou mais duas premiações, sendo a cestinha da temporada, com 23.3 pontos de média, e entrando para o Quinteto Ideal da Liga. “O que dizer desse prêmio? Foi uma temporada maravilhosa, de muita experiência boa, mesmo com a lesão antes de o campeonato acabar. Hoje estou em recuperação, graças a Deus, e esses troféus me motivam cada vez mais a jogar o meu basquete”, resumiu a MVP.
Thayná chegou em 2022 como a atual MVP e seguiu fazendo jus ao título com estatísticas expressivas. A ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB também foi a líder em eficiência (25.9 pontos), no aproveitamento (57,9%) e na média das bolas de dois pontos convertidas (6.4 por jogo). Foi a terceira da liga em rebotes (10,3), roubos de bola (2,7) e a vice-líder em lances livres (4.2) convertidos.
De quebra, anotou por duas vezes o recorde de pontos da temporada. Primeiro, em abril, quando fez 40 sobre o Bebidas Poty/Tietê/ BAX Catanduva, marca que não era registrada há nove anos na liga. Depois, em maio, entrou de vez para a história ao marcar 46 pontos na vitória por 105 a 49 sobre a Pró-Esporte/Sorocaba – novo recorde da história da LBF e novo recorde de eficiência (51).
A ótima fase da ala foi interrompida na partida seguinte, com a lesão no tornozelo esquerdo diante do Sesi Araraquara, que a tirou da temporada, mas não apagou a presença vultosa da carioca na LBF. Foram quatro jogos com mais de 30 pontos, dois na casa dos 40, 8 duplos-duplos e cinco troféus GOL de Melhor Jogadora da Partida.
“Ansiosa para 2023. Estou feliz demais e grata por tudo e todos que estão comigo. Essa conquista é nossa, equipe. Obrigada! 1, 2, 3 BOLO”, completa Thayná, citando o grito de guerra da Sodiê Doces/Mesquita/LSB, em alusão ao patrocinador.
Maio histórico
O mês de maio, que culminou com a atuação recorde sobre as sorocabanas, já havia trazido grandes atuações da ala. No dia 12, Thayná comandou a vitória da Sodiê Doces/Mesquita/LSB por 85 a 75 sobre o Sampaio Basquete, com 34 pontos, 14 rebotes e um novo recorde em eficiência: 48. Foi o segundo ano seguido que a equipe fluminense venceu o futuro campeão da temporada em seus domínios.
No dia 21, contra o Vera Cruz Campinas, a ala chegou ao milésimo ponto da carreira em apenas três anos na liga e 48 jogos, a segunda mais rápida a atingir a marca milenar – atrás apenas de Iziane, que precisou de um jogo a menos (47) entre 2011 e 2014.
Revelação da LBF em 2018, atuando pelo São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip, a atual camisa 26 da Sodiê Doces/Mesquita/LSB registra a melhor média da história da LBF, com 21.1 pontos em 51 partidas. Com 1.077 pontos totais, já é a 35ª maior pontuadora absoluta da história da liga.