Dragão derrotou o argentino San Martín na grande final
O Bauru Basket sagrou-se campeão da Liga Sul-americana de Clubes 2022 ao derrotar o argentino San Martín, na noite deste domingo (04 de dezembro), por 66 a 57 (32 a 30 no primeiro tempo), em jogo final disputado no ginásio Obras Sanitárias, na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. O Dragão venceu esta competição pela segunda vez, a primeira ocorreu em 2014.
O time argentino começou melhor e ficou na frente no quarto inicial, mas a equipe brasileira se recuperou logo, ficando em vantagem no segundo e terceiro períodos. Isso fez o Dragão assumir o comando do placar e desgarrar. No quarto final, o San Martín tentou voltar para o jogo, mas o Bauru Basket controlou bem essa tentativa para vencer e garantir o título sul-americano – 17 a 20 (primeiro quarto), 15 a 10 (segundo quarto), 27 a 16 (terceiro quarto) e 07 a 11 (quarto final).
Os destaques foram Gemerson Barbosa (17 pontos e 04 rebotes) e Danilo Fuzaro (13 pontos e 04 rebotes), em favor do Bauru Basket; Emiliano Basabe (12 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Santiago Ferreyra (12 pontos e 04 rebotes), pelo San Martín.
“Foi uma semana mágica. Vínhamos com problemas de lesões, Alex sentiu a coxa novamente e fez um esforço contagiante para seguir nos ajudando, Jony da mesma forma e as coisas foram fluindo naturalmente, trabalhamos muito duro para chegar nesses momentos. O título marca todo esse esforço, o grupo inteiro está de parabéns, a diretoria também, patrocinadores e todos que nos permitiram chegar aqui. Estou muito feliz”, comentou Danilo Fuzaro, do representante brasileiro, que foi eleito do MVP (jogador mais valioso) do campeonato.
“É um orgulho muito grande poder fazer parte do Bauru Basket. Nosso time é muito resiliente, superamos muitas dificuldades e esse título é um prêmio para todos que nunca deixaram de acreditar. Agradeço muito nossos patrocinadores, sem eles não estaríamos aqui, agora é desfrutar do momento, mas seguir trabalhando duro para brigar também por mais outros títulos como esse no futuro”, completou o técnico Jorge Guerra, também do representante brasileiro.
Na preliminar, o colombiano Titanes de Barranquilla derrotou o argentino Oberá (89 a 84) e garantiu a terceira colocação.
(*) Atualizada