Uma relação que já tem 15 anos de bons resultados e se mostra extremamente benéfica para o desenvolvimento do basquete na América do Sul foi aprofundada no mês de outubro em Buenos Aires. Na capital argentina, dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Liga Nacional de Básquetbol (La Liga) estiveram reunidos para discutir uma série de ações conjuntas para os próximos anos.
Representando a LNB estiveram presentes o presidente da Liga, Delano Franco, o ex-presidente e vice-presidente de Relações Internacionais, Kouros Monadjemi, e o superintendente, Sérgio Domenici. A La Liga foi representada por seu presidente, Gerardo Montenegro e pelo diretor de competições, Sérgio Guerrero.
O primeiro tema discutido nas reuniões foi a participação, como ouvintes, de representantes de cada uma das Ligas em reuniões do Conselho de Administração da LNB e da La Liga. O objetivo é a troca de conhecimento que leve à realização de novos projetos. As duas ligas irão analisar os calendários de suas reuniões para avaliarem a possibilidade de participação de seus executivos.
Assunto de importância estratégica, a criação de uma plataforma OTT de abrangência no continente americano, a ser desenvolvida em conjunto, também esteve na pauta. Inicialmente, como primeiro passo para analisar a viabilidade técnica do projeto, ficou acertada a troca de sinais de transmissão de jogos das duas entidades: a La Liga vai disponibilizar algumas partidas para o YouTube da LNB, ao mesmo tempo em que receberá alguns jogos do NBB para veiculação em suas plataformas.
Interligas
A valorização cada vez maior do Torneio Interligas também voltou a ser discutida. A ideia das duas instituições é continuar realizando anualmente a competição entre equipes das duas ligas de desenvolvimento e voltar a organizar também o torneio adulto a partir de setembro de 2023.
Conforme anunciado no site oficial da Liga no mês passado, a LNB e a La Liga negociam com Foz do Iguaçu para que a cidade paranaense na tríplice fronteira se torne sede fixa de uma competição adulta anual com a participação de equipes brasileiras, argentinas e paraguaias. O projeto para o Interligas em Foz do Iguaçu está em andamento e agrada aos clubes, que veem no torneio uma forma de manter o alto nível técnico, aumentando a experiência internacional dos atletas a um custo viável para todos.
O encontro serviu para discutir também a realização de “camps” para treinadores e atletas, utilizando as datas previstas nos calendários do Interligas Sub-22 e Adulto, além de estratégias comerciais bilaterais, negociações de atletas e a atuação de empresários no mercado dos dois países.