Franca, São José, Pinheiros e Paulistano venceram suas partidas e largaram na frente na briga por um lugar nas semifinais
Os paulistas começaram bem a fase final do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Nesta terça-feira (20 de fevereiro), no ginásio Antonio Prado Jr, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP), quatro partidas deram início à etapa decisiva da competição e todas elas foram vencidas por equipes do Estado de São Paulo.
Composta pelos oito melhores da fase de classificação, a fase final tem dois grupos. De um lado, no Grupo C, estão Paulistano/Corpore (1º), Minas Tênis Clube (4º), São José Basketball (5º) e Flamengo (8º). Enquanto isso, o Grupo D é formado por EC Pinheiros (2º), Sesi Franca Basquete (3º), Solar Cearense (6º) e Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná (7º).
Os dois melhores de cada chave avançarão às semifinais, que serão realizadas no sábado (24 de fevereiro), às 15h45 e 18 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página do NBB. Os vencedores avançarão à grande decisão, marcada para o domingo (25 de fevereiro), às 18 horas, assim como a disputa pelo 3º lugar entre os perdedores das semifinais. Ambos os duelos também serão transmitidos ao vivo pelo Facebook.
São José vence jogo equilibrado, e anfitrião Paulistano “sobra”
Em partida muito importante no Grupo C, São José e Minas fizeram um duelo bastante equilibrado, mas o time do Vale do Paraíba contou com atuação inspirada de Rodrigo para vencer por 76 a 66 e dar um importante passo rumo à classificação.
Cestinha do jogo, com 25 pontos (10/17 nos arremessos de quadra), Rodrigo marcou 18 dos 38 pontos da equipe no segundo tempo, com direito ao grande aproveitamento de 77,7% nos arremessos de quadra – sete acertos em nove tentativas.
“Entramos muito concentrados para esse jogo. Conseguimos assumir o controle do jogo no primeiro quarto e, apesar de o jogo ter sido bastante equilibrado, conseguimos ficar quase o tempo todo na frente e isso foi muito importante no fim do jogo. Nossa defesa deu certo e também facilitou as coisas”, disse Rodrigo.
“As bolas caíram na minha mão e tenho muita confiança. Nosso time treina muito duro todos os dias e todos estão preparados para decidir um jogo. Hoje fui eu, mas no próximo jogo pode ser outro e por aí vai”, completou o “humilde” cestinha joseense.
O Paulistano/Corpore foi outro que abriu sua caminhada na fase final do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) com uma bela vitória. A equipe do técnico Beto Jayme derrotou o Flamengo por 85 a 62 e ampliou sua invencibilidade na competição para dez partidas.
Quente nas bolas de 3 pontos (3/6), o armador Gemadinha foi o grande destaque do Paulistano na partida. Com 21 pontos em 21 minutos, o camisa 35 alvirrubro ainda roubou quatro bolas, deu duas assistências e totalizou também 21 de eficiência.
“Viemos bem preparados para essa fase. Treinamos muito nos últimos meses, estamos em busca do título e não viemos aqui para brincar. O mais importante foi a dedicação do time nos contra-ataques e nosso grupo tem isso em mente. Defendemos bem e fizemos vários contra-ataques, mas ainda tomamos bastante cestas, o que não faz parte do nosso plano de jogo. Vamos melhorar para crescer ainda mais”, disse Gemadinha.
Franca e Pinheiros confirmam favoritismo e largam na frente no Grupo D
Na primeira partida do dia, o Sesi Franca Basquete não deu chances ao Solar Cearense e estreou com vitória no Grupo C. Com ritmo agressivo do início ao fim, a equipe do interior paulista dominou completamente a partida e venceu por 94 a 47.
Quatro jogadores foram fundamentais para a vitória francana, principalmente por conta do desempenho no primeiro quarto. Gui Abreu foi o cestinha, com 19 pontos, e ainda apanhou nove rebotes. Já Felipe e Didi marcaram 17 e 15 pontos, respectivamente, enquanto que Cassiano deixou a quadra com nove pontos e nove assistências.
“É muito importante começar a fase final com uma vitória assim. A gente impôs nosso ritmo defensivo e conseguiu explorar muito bem os contra-ataques, bem no estilo de Franca mesmo. Temos que manter esse nível de concentração para os próximos jogos”, disse o armador Cassiano.
No outro jogo do Grupo D nesta terça-feira, o Pinheiros teve bastante trabalho, mas contou com atuações inspiradas da dupla Danilo Sena e Mamedes para vencer o Curitiba Basquete, por 85 a 72.
Sena foi o cestinha da noite com 26 pontos (5/7 nas bolas de 3), além de três rebotes e três assistências (24 de eficiência). Enquanto isso, o dominante pivô deixou a quadra com um sonoro duplo-duplo de 22 pontos e 15 rebotes, além de duas assistências e cinco tocos (30 de eficiência).
“Desde o começo da temporada estamos treinando para atuar de maneira coletiva, envolvendo todos os atletas, distribuindo bem o jogo. Por mais que eu e Mamedes tenhamos pontuado mais, mas nosso time tem muita qualidade e qualquer um tem condição de fazer isso também. Se continuarmos priorizando nosso jogo coletivo vamos crescer ainda mais”, disse Danilo Sena.
21/02 (Quarta-feira)
11h15 – Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
13h30 – Flamengo x Minas Tênis Clube
15h45 – Solar Cearense x EC Pinheiros
18h00 – São José Basketball x Paulistano/Corpore