Ação ocorre de 08 a 12 de outubro, em Barueri (SP)
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realiza entre os dias 08 e 12 de outubro, o ‘Camp de Treinamento Sub-15 Masculino’, no Sportville Centro de Treinamento, em Barueri (SP). A ideia do trabalho, que conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), é observar jovens talentos do basquete brasileiro, aproximando todos do ambiente de Seleção Brasileira.
“As expectativas para o Camp são muito boas, onde vamos poder avaliar atletas que já vinham sendo observados pela confederação. É a primeira seleção desta geração então entendemos a importância do processo de construção dos fundamentos e conceitos do jogo, como também a criação de uma identificação desses atletas com a seleção brasileira, pois futuramente serão eles os protagonistas do basquete no nosso país”, explica o técnico Bruno Porto.
Assim como já havia acontecido no sub-18, o Camp terá treinos com a comissão técnica da base, além de palestras, trabalhos físicos, táticos e técnicos. No sub-18, inclusive, a estratégia mostrou-se um sucesso, com o título do Sul-americano e o vice-campeonato da Copa América da categoria.
“Nossa ideia é observar a maior quantidade possível de atletas, por isso o Camp também ocorre de maneira simultânea com as finais do CBi sub-15. Assim, aumentamos o leque de jogadores observados nesta idade. Com atletas sendo vistos pela comissão técnica no torneio no Rio de Janeiro e os atletas convocados para o Camp. Essa estratégia já se mostrou positiva e com ótimo resultado no sub-18”, disse Diego Jeleilate, diretor de basquete masculino na CBB.
Ao todo, foram convocados 20 atletas, que terão o comando do técnico Bruno Porto e do auxiliar Fabrício Freire. A lista tem jogadores de várias áreas do país e também atletas que atuam no exterior.
“A CBB tem realizado cada vez mais Camps como esse, onde podemos trazer esses jovens atletas para o convívio de uma Seleção Brasileira, quebrando esse gelo de uma convocação e também avaliando mais de perto, ajudando no desenvolvimento físico, técnico, tático e também de motivação para esses jovens. Agradecer o apoio do Comitê Olímpico do Brasil nesse projeto”, disse o diretor executivo da CBB, Marcelo Sousa.
Convocados
Armadores: Matheus Monteiro Coelho dos Santos (Fluminense FC-RJ), Pietro Fonseca Melo (Minas Tênis Clube-MG), João Gabriel Gomes Guimarães (São José Basketball-SP) e Enrico Mancini Rovella (Clube Esperia-SP)
Alas: Francesco Borio (Clube Curitibano-PR), Isaiah Santos (NeNe Elite Gold/Estados Unidos), Bruno Leite Gusmão (Nosso Clube-PE), Gabriel Amaim Vasconcellos (Nosso Clube-PE), Thairone Carvalho (CSN Volta Redonda-RJ), Bernardo Cansanção (SEB/COC-AL), Matheus Kuhnen (APAB/Blumenau-SC) e Arthur Louzada (Tijuca TC-RJ)
Alas/Pivôs: João Vicente Porto Gomes (Avaí-SC), Charlison de Sá Santos (Botafogo FR-RJ), Julian Gibbs (NorCal Prep Basketball/Estados Unidos) e Matheus Cândido Martorano (Apagebasket-SP)
Pivôs: Vinci Oliveira de Paula (Minas Tênis Clube-MG), Gianluca Bufon (Lajeado-RS), Gabriel Cesário (Mogi das Cruzes Basquete-SP) e Thierry Henry Alves de Souza Silva (Volta Redonda-RJ)
Comissão Técnica: Marcelo Sousa (diretor executivo), Diego Jeleilate (diretor do naipe masculino), Bruno Porto Prado e Silva (treinador), Fabricio Freire Rocha Fernandes (auxiliar técnico), Felipe de Souza Tinoco (preparador físico), Andressa Rafaeli Viecelli (fisioterapeuta), Pedro Victor Rodrigues de Paula Gomes (médico), Guilherme Freddi Lotufo (líder de Equipe), Bruno Gomes de Valentin (gerente de seleções), Ricardo Brito de Carvalho (assistente de seleções), Daniel Muller Lima (técnico convidado) e Vinicius Louzada (técnico convidado)