Competição começa em 16 de outubro (domingo)
O Campeonato Brasileiro Sub-23 Feminino 2022 será aberto no dia 16 de outubro (domingo), com a participação de 11 equipes. Na fase inicial serão duas conferências, com as quatro melhores – duas de cada uma delas – avançando ao Final Four.
“Estamos no segundo ano, com novas equipes entrando. Ficamos muito felizes com a competição de 2021 e esse ano tende a fortalecer mais ainda. Já vemos o reflexo, com atletas sendo contratadas pela LBF e também jogando o Campeonato Paulista agora. Estamos atingindo o nosso objetivo de colocar mais atletas para atuar, quase 150 jogadoras dentro do mercado com essa competição que estamos realizando”, explica a vice-presidente da CBB e diretora do naipe feminino, Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula.
As equipes participantes são estas: Sport Club do Recife-PE, Bradesco Esporte e Educação-SP, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, ADRM Maringá-PR, Aeroclube-RN e São José Desportivo-SP (Conferência A). Cerrado-DF, Basquete Joinville-SC, Instituto Vitaliza/Nosso Clube-PE, Basquete Pinda-SP e Foz Basquete-PR (Conferência B).
Em 2022, as sedes são as mesmas da edição anterior: Recife (PE) e São José dos Pinhais (PR). A capital pernambucana, que conta com o Sport Recife como anfitrião, recebe o turno, de 16 a 22 de outubro, enquanto a cidade paranaense, tendo como dono da casa o São José dos Pinhais/Guaxo, será sede do returno da etapa inicial e do Final Four, entre 28 de novembro e 08 de dezembro.
Pelo regulamento, os times manterão a base de atletas sub-23, com a possibilidade de inscreverem duas jogadoras com até 25 anos. Para quem jogou a Liga de Basquete Feminino (LBF), não houve mudança, com a obrigatoriedade de atletas apenas dentro da categoria.
“Para nós é uma felicidade grande chegar ao segundo ano do Brasileiro Feminino, um torneio que complementa o calendário da Liga de Basquete Feminino, e que dá a oportunidade para que jovens talentos tenham mais intercâmbio e jogos no adulto. Agradecer a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e com a NBA também”, relatou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
“Nós do CBC temos muito orgulho desta parceria de sucesso com a CBB, que vem realizando um belíssimo trabalho para o desenvolvimento do Basquetebol, com competições de alto nível. E temos certeza que com o CBI® de Basquetebol Sub 23 Feminino, não será diferente. Poderemos acompanhar excelentes jogos, com atletas de alta competência”, complementa Paulo Maciel, presidente do CBC.
Primeira rodada
16 de setembro (domingo)
10h: Bradesco Esporte e Educação (SP) x Cerrado Basquete (DF)
13h30: ADRM Maringá (PR) x Instituto Vitaliza (PE)
15h30: Aeroclube (RN) x Foz Basquete (PR)
17h30: São Joé Desportivo (SP) x Basquete Pinda (SP)
19h30: Sport Club do Recife (PE) x Basquete Joinville (SC)
(*) Todos no horário de Brasília (DF)
De acordo com o regulamento, no turno as equipes da Conferência A enfrentam os times da Conferência B. No returno, as agremiações jogam dentro das suas próprias conferências. A classificação geral do 1º ao 11º lugar definirá os quatro classificados para o Final Four.
O Campeonato Brasileiro Sub-23 Feminino 2022 é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e apoio da jr.nba no Brasil.