Canadá ficou com o segundo lugar do Grupo A e também se garantiu na etapa seguinte

O Brasil atingiu o seu objetivo e garantiu a primeira colocação do Grupo A, na fase inicial da FIBA AmeriCup 2022, com três vitórias. Nesta segunda-feira (05 de setembro), o selecionado nacional derrotou o Uruguai, por 76 a 66 (35 a 43 no primeiro tempo), atuando no ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife (PE).

Apesar de as nações já estarem com suas situações definidas nesta primeira fase, ou seja, a Seleção Brasileira garantida na etapa seguinte e o conjunto uruguaio eliminado, o jogo foi brigado. Com esse panorama, a equipe visitante foi melhor no quarto inicial e abriu vantagem, que caiu um pouco no segundo com a melhora brasileira – 16 a 26 (primeiro quarto) e 19 a 17 (segundo quarto).

O processo evolutivo brasileiro seguiu no segundo tempo, com a equipe da casa conseguindo a virada já no final do terceiro quarto, graças ao crescimento de jogadores importantes. Nos dez minutos finais, o Brasil seguiu melhor que o rival e consolidou a dianteira do marcador para vencer mais uma e fechar bem a primeira fase – 22 a 13 (terceiro quarto) e 19 a 10 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Cristiano Felício (14 pontos e 09 rebotes), Leonardo Meindl (13 pontos e 06 rebotes), Marcelinho Huertas (12 pontos, 07 assistências e 02 bolas recuperadas) e Yago Mateus (12 pontos e 05 rebotes), pelo Brasil; Luciano Parodi (17 pontos e 04 assistências), Esteban Batista (13 pontos e 04 rebotes) e Joaquin Rodriguez (13 pontos e 04 assistências), em favor do Uruguai.

 

Foto: FIBA

Áudio: Marcelinho Huertas

Com este resultado a classificação final do Grupo A ficou assim:

1º) Brasil (03 vitórias)
2º) Canadá (02 vitórias e 01 derrota)
3º) Colômbia (01 vitória e 02 derrotas)
4º) Uruguai (03 derrotas)

O Brasil e o Canadá estão garantidos na etapa seguinte, mas precisam aguardar o fechamento completo da primeira fase para saber quem irão enfrentar nas quartas-de-final da FIBA AmeriCup 2022.