Bauru Basket, Caxias do Sul Basquete, Basquete Cearense, SC Corinthians Paulista e o invicto CA Paulistano vencem na rodada
A cada dia que passa a disputa na LDB 2022 fica mais acirrada, o G4 de cada grupo fica mais esboçado e, enquanto alguns times só dependem de si para carimbar vaga na fase final, outros começam a fazer contas para se classificar. Nesta sexta-feira (26 de agosto), o ginásio Antonio Prado Junior (CA Paulistano), em São Paulo (SP), foi palco de duelos disputados, válidos pelo Grupo B.
O Bauru Basket demorou mas entrou na disputa e passou a ganhar jogos. Desta vez o Dragão passou pelo EC União Corinthians (72 a 54). Os jogadores do time paulista parecem estar se sentindo em casa, afinal, em três jogos até aqui, conquistaram três vitórias. Neste jogo, o Bauru teve tranquilidade para desempenhar o seu melhor basquete e conseguiu vencer todos os quartos. O destaque foi, mais uma vez, para o pivô Felipe Cardoso que parece já ter se acostumado a acumular double-double em suas partidas, dessa vez, foi com direito a quebra de recorde. O camisa 22 saiu de quadra com 18 pontos e a marca incrível de 25 rebotes. Quem também se destacou foi o armador, João Guizardi que anotou 19 pontos durante a partida.
No duelo da parte de baixo da tabela, o Caxias venceu o Rio Claro com imposição (69 a 43). O time do sul do país entrou em quadra com uma proposta sólida e desempenhou seus ataques de forma efetiva, vencendo todos os quartos do jogo. Valorizando o jogo coletivo, o Caxias viu três dos seus jogadores fazerem 10 pontos ou mais – Luan com 10 pontos, Gabriel com 11 e Pedro com 10.
O duelo entre as duas equipes estava equilibrado desde antes do seu início, mas o Basquete Cearense venceu o Coritiba Monsters (78 a 68). Isso porque ambos entraram em quadra com três vitórias e quatro derrotas com o intuito de respirar na disputa por uma classificação. O primeiro quarto foi de um Basquete Cearense mais efetivo que pontuou mais e venceu por 20 a 12. O Coritiba Monsters mostrou seu valor no jogo, vencendo o segundo período em 20 a 19 e empatando o terceiro em 17 a 17. O último quarto foi o momento do time de Curitiba mostrar sua reação e foi o que aconteceu. O placar de 19 a 12 no período final tirou a diferença do Basquete Cearense e levou o jogo para a primeira prorrogação desta edição da LDB.
Do lado curitibano, Gabriel saiu de quadra com um duplo-duplo na conta – 16 pontos e 13 rebotes – e Magno contribuiu com 15 pontos. Se teve duplo-duplo no Coritiba Monsters, também teve no Basquete Cearense, Cravero terminou a partida com 26 pontos, além de 15 rebotes. Na prorrogação do jogo, melhor para o time nordestino que foi decisivo e venceu por 10 a 0 o período extra da partida.
No quarto confronto do dia, SC Corinthians Paulista e Botafogo FR entraram em quadra em situações contrárias no campeonato. De um lado, o Timão brigava para conquistar sua 6ª vitória, enquanto do outro, o Botafogo buscava apenas a sua segunda. Melhor para o time do Parque São Jorge que soube implantar sua ideia de jogo e venceu os três primeiros quartos da partida. Mais uma vez, Dalaqua foi destaque do Timão, acumulando 20 pontos e ajudou o time a conquistar a vitória por 76 a 63.
No penúltimo compromisso do dia, o CA Paulistano teve que defender a invencibilidade diante do Vasco/Tijuca e conseguiu (79 a 49). Os cariocas não estavam dispostos a vender barato a vitória. Apesar de perder o primeiro quarto por 21 a 12, o Vasco esboçou uma reação no segundo período, vencendo por 15 a 08, e levando o placar de 29 a 27 para os paulistas no intervalo. Como sempre, Matheusinho contribuiu com o time carioca e, como já é de costume, teve bom aproveitamento nos lances livres.
O melhor da noite estava guardado para o final, dessa forma, Cerrado bateu o Sesi Franca (91 a 81), com os dois times proporcionando um verdadeiro espetáculo. A partida começou em ritmo intenso e extremamente disputada, com um primeiro quarto que terminou empatado em 27 a 27. O segundo período foi de um Cerrado mais eficiente, que encontrou as brechas na defesa adversária e venceu o quarto por 20 a 13, levando o placar de 47 a 40 para o intervalo.
No terceiro quarto, mais um show das duas equipes e o Franca conseguiu diminuir um pouco a vantagem, vencendo o período por 29 a 27 e indo para o último quarto afim de conseguir a virada, mas se deparou com um Cerrado que estava com a faca entre os dentes! Com uma atuação esmagadora de Ruan – o pivô contribuiu com 32 pontos, 12 rebotes e 8 assistências -, o Cerrado fechou o jogo no período final, vencendo por 17 a 12 e carimbando a vitória.
Próximos jogos do Grupo B (ginásio Antônio Prado Jr. – CA Paulistano) – 9ª rodada (28 de agosto): EC União Corinthians x CA Paulistano (08h30), Botafogo FR x Basquete Cearense (10h45), Coritiba Monsters x Bauru Basket (13h), Vasco/Tijuca x Corinthians (15h15), Caxias do Sul x Sesi Franca (17h30) e Cerrado Aseel x Rio Claro (19h45) – todos no horário de Brasília (DF)