Jogando fora de casa, Brasil inicia caminhada na 2ª Fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023
A comissão técnica da Seleção Brasileira Masculina, encabeçada pelo técnico Gustavo De Conti, definiu nesta segunda-feira (22 de agosto), o grupo que viaja para San Juan, Porto Rico, para o duelo contra o time da casa pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023. As equipes se enfrentam no dia 25 de agosto (quinta-feira), às 21h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN.
Para o jogo que abre a segunda fase das Eliminatórias, o Brasil viaja com 13 atletas, e 12 serão relacionados para o duelo. Lembrando que a lista não é definitiva e pode ser modificada para o jogo contra o México, no dia 29 de agosto, em Jaraguá do Sul (SC), e também para a FIBA AmeriCup 2022. Para este desafio, Márcio Santos, Reynan, Rafael Hettsheimeir e Vitor Benite (recuperando a forma física), ficam de fora.
O recém-formado Grupo F das Eliminatórias para a Copa do Mundo conta ainda com Estados Unidos, Uruguai e Colômbia. Todas as equipes trouxeram os resultados conquistados na primeira fase. Sendo assim, o Brasil lidera ao lado do selecionado norte-americano, com cinco vitórias e uma derrota.
Pelo formato, o Brasil enfrenta o México, Porto Rico e os Estados Unidos, em turno e returno. Ao fim da ‘última janela’, em fevereiro de 2023, os três melhores do Grupo F, mais o melhor quarto lugar em comparação com o Grupo E, se qualificam para a Copa do Mundo, somando sete seleções das Américas. O Grupo E tem Canadá, Argentina, Venezuela, República Dominicana, Panamá e Bahamas.
Seleção Brasileira
Armadores: Yago Mateus (Ratio Ulm-ALE), Marcelo Huertas (Lenovo Tenerife-ESP), Rafael Luz (MoraBanc Andorra-ESP) e Scott Machado (Hapoel Eilat-ISR)
Alas/Armadores: Georginho (Sesi Franca Basquete)
Alas: Didi Louzada (Portland Trail Blazers-EUA) e Leonardo Meindl (Urban Transylvania-ROM)
Alas/Pivôs: Gabriel Jaú (CR Flamengo), Rafael Mineiro (CR Flamengo) e Lucas Dias (Sesi Franca Basquete)
Pivôs: Lucas Mariano (Sesi Franca Basquete), Augusto Lima (Unicaja-ESP) e Cristiano Felício (sem clube)
Comissão Técnica: Marcelo Sousa (diretor executivo), Diego Jeleilate (diretor técnico), Bruno Valentin (gerente administrativo), Gustavo De Conti (técnico), Helinho Garcia e Vitor Galvani (assistentes técnicos), Bruno Nicolaci (preparador físico), Frederico Santos (treinador de desenvolvimento), Carlos Andreoli (diretor de saúde e médico principal), Paulo Szeles e Anderson Nascimento (médicos), Denise Pereira (nutricionista), Felipe Tadiello (chefe da fisioterapia), Bruno Secco, Gabriel Peixoto, Rafael Plein e Bruno Diniz (fisioterapeutas), Paulo Henrique Pereira (massoterapeuta) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)