A conquista veio com festa das torcidas e virada no placar
O SR Mampituba/FME Criciúma/SATC é bicampeão Catarinense Sub-19 Feminino 2022 após uma final emocionante contra o Basquete Feminino Blumenau, disputado no ginásio da SATC, em Criciúma (SC), no sábado (06 de agosto). Na disputa do bronze, o JEC/SGJ/SESPORTE venceu o Basquete Jaraguá/Unisociesc/SECEL por 63 a 34 e ficou com o lugar no pódio. A atleta destaque da competição foi Maite Ramirez (JEC) e a cestinha foi Júlia Letty (BF Blumenau).
Com o ginásio cheio, as duas torcidas fizeram uma bonita festa na arquibancada, tal qual os times em quadra. O BFB Blumenau dominou as ações no primeiro tempo e iniciou forte a segunda etapa. Porém, embaladas pela torcida, a vitória do Mampituba veio de virada, numa desvantagem que chegou a 16 pontos de diferença no início do terceiro quarto.
O time da casa passou à frente no início do último período e abriu 6 pontos de frente, mas Blumenau se recuperou e igualou as ações da partida. O equilíbrio foi até o fim, mas o Mampituba conseguiu se manter à frente no placar e ficou com o título. A partida foi uma reedição da final de 2021, que terminou com o mesmo pódio.
“Atletas, a gente trabalha por e para vocês. Vocês deram exemplo, a competição foi maravilhosa e estão de parabéns. Aqui no meu colo, tenho a Laura, minha filha, um ano e meio e vocês são exemplo para ela. O que vocês fazem em quadra hoje é para meninas como ela se apaixonarem pelo basquete. Vocês têm essa capacidade de fazer o basquete se apaixonar novamente pelo basquete feminino, então, acreditem no potencial de vocês. Parabéns às técnicas e a todas as atletas”, falou o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Fábio Deschamps.
A competição foi realizada ao longo de cinco meses e contou com 82 atletas de seis times. A realização foi da FCB, em parceria com a Trimania Grande Florianópolis, Sul e Serra Catarinense.
Classificação Final: 1º S.R. Mampituba/FME Criciúma/SATC, 2º Basquete Feminino Blumenau, 3º JEC/SGJ/SESPORTE e 4º Basquete Jaraguá/Unisociesc/SECEL
Destaque: Maite Ramirez (JEC Ginástico)
Cestinha: Julia Letty (BFB Blumenau), com 263 pontos