A iniciativa da equipe feminina é pioneira no basquete
O aplicativo usado para coleta de dados e alinhamento entre todos os departamentos técnicos, começará a ser testado pela primeira vez com uma equipe de basquete feminino, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ. O app Pro Soccer será plenamente utilizado na temporada de 2023.
A Pro Soccer foi desenvolvida sob a coordenação do profissional André Gaspar para preencher a lacuna que até então existia entre a coleta de dados de forma ineficiente e a dificuldade na interpretação das informações armazenadas.
A missão da Pro Soccer é facilitar o cotidiano dos atletas e profissionais da comissão técnica na coleta, organização e análise das informações que circulam entre os setores. Ao registrar de forma simples a informação na plataforma, automaticamente é gerada notificações aos responsáveis, atualizando os relatórios para visualização. O propósito do app é elevar o nível e qualidade do trabalho dos esportes brasileiros, trazendo maior estrutura e condições através de tecnologias de ponta que são utilizadas nas maiores empresas do mundo.
Os gestores do futebol profissional já se acostumaram com as facilidades da plataforma. “A diretoria executiva pode compartilhar dados sobre a gestão de todas as áreas e melhorar a tomada de decisões. O app tornou-se uma ferramenta essencial ao trabalho, pois seu diferencial é agilizar a troca entre os setores, muitas vezes em tempo real”, destaca Marcos Biasotto, superintendente de futebol de base do São Paulo FC.
O diferencial da Pro Soccer é a velocidade de crescimento da plataforma, que em menos de três anos no mercado, já conta com 16 setores e a facilidade em adaptar o sistema para a cultura e a metodologia de trabalho de cada clube, o que facilita a implementação e utilização da melhor forma pelos profissionais.
A meta é que o aplicativo seja plenamente usado pelas equipes durante a temporada de 2023. Marcos Guinancio, gestor da LSB, fala sobre o aplicativo. “Estávamos desenvolvendo um sistema próprio, mas encontrei no Pro Soccer todas as funcionalidades que necessitamos. Será um diferencial para organização e planejamento da equipe, oferecendo recursos ainda não explorados pela maioria das equipes de basquete. Cada jogadora terá seu aplicativo e por ele acompanhará sua rotina de treinos e atividades extras. Desejo que a parceria seja duradoura e que outras equipes possam conhecer e experimentar o sistema”.
Todos os setores da equipe estarão integrados, permitindo a troca de informações em tempo real. Uma atleta ao relatar uma dor muscular ao acordar gera automaticamente uma notificação para fisioterapeuta, que pode marcar o atendimento, compartilhando as informações com os demais membros da comissão técnica e departamento médico.