Ituano Basquete vence a primeira na competição
O Sampaio Basquete manteve a invencibilidade na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 ao superar a Associação Desportiva Santo André, neste domingo (27 de março), por 75 a 71 (36 a 27 no primeiro tempo), em jogo válido pela fase inicial, disputado no ginásio Laís Elena (Complexo Pedro Dell’Antonnia), na cidade de Santo André (SP).
E foi um grande jogo, com as duas equipes demonstrando porque começaram bem a competição. O Sampaio levou vantagem nos dois períodos iniciais e passou a comandar o marcador, com vantagem – 17 a 16 (primeiro quarto) e 19 a 11 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o técnico Rafael Souza conseguiu acertar a equipe andreense em quadra, visto que o time entrou com outra postura e logo conseguiu a recuperação, passando a comandar o marcador, melhorando bastante o seu aproveitamento nas bolas de média e longa distância, além de marcar bem. Nos dez minutos finais, no entanto, foi a vez do time maranhense se recuperar, aproveitando a força do seu elenco para voltar a comandar o marcador vencer – 17 a 31 (terceiro quarto) e 22 a 13 (quarto final).
Os principais nomes do time da casa foram Sassa Gonçalves (21 pontos e 13 rebotes – double-double), Jaqueline de Paula (17 pontos e 04 rebotes) e Glenda Cruz (10 pontos, 11 rebotes e 06 bolas recuperadas – double-double). Já pela equipe maranhense, a porto-riquenha Jennifer O’neill (29 pontos, 09 rebotes e 05 assistências) e Letícia Lisboa (16 pontos e 11 rebotes – double-double).
“Iniciamos o jogo oscilando um pouco e também desatentas, mas na volta do intervalo conseguimos impor o nosso ritmo e conseguimos virar a partida no terceiro quarto. Mas, infelizmente não conseguimos manter no último período e o Sampaio, que é um grande time, aproveitou. Mas, temos que seguir trabalhando para crescer na sequência do campeonato”, comentou Sassa Gonçalves, um dos grandes nomes do time da casa na partida.
“Vitória importantíssima porque, ao meu ver, Santo André é um dos fortes candidatos ao título da LBF, pela forma como elas correm, jogam dinâmicas e atacam o rebote. Da nossa parte, fica o orgulho de ver como essas mulheres tricolores estão enfrentando cada desafio. A O’Neill vinha de dois jogos em que fez ótimos números em diversos fundamentos, focada em facilitar o jogo para as companheiras. Hoje foi a vez de ela protagonizar mais, mas sempre amparada e apoiada pelos múltiplos esforços de todas as companheiras. Vitória batalhada cada segundo para valorizar o nome e a entrega de cada atleta que compõe essa equipe”
Com este resultado, a Associação Desportiva Santo André aparece no terceiro lugar na classificação geral, com duas vitórias e uma derrota. Já o Sampaio é um dos líderes com 100% de aproveitamento (04 vitórias).
O Ituano Basquete garantiu a primeira vitória na competição ao bater a Pró-Esporte/Sorocaba, por 79 a 48 (35 a 24 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio da Escola Portal, na cidade de Sorocaba (SP). Mesmo atuando fora dos seus domínios, o representante de Itu esteve na frente em todos os períodos, fazendo a diferença crescer e chegando ao resultado positivo com tranquilidade – 16 a 11 (primeiro quarto), 19 a 13 (segundo quarto), 21 a 13 (terceiro quarto) e 23 a 11 (quarto final).
As maiores pontuadoras foram Aruzha Michaski (16 pontos, 08 rebotes e 06 assistências), Monica Nascimento (11 pontos e 09 rebotes) e Jennifer Nonato (11 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo time da casa; Tati Pacheco (17 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), Mariana Dias (15 pontos, 15 rebotes e 05 assistências – double-double) e Cacá Martins (15 pontos, 13 rebotes e 07 assistências – double-double), em favor do visitante.
“Esse é um grupo novo que aos poucos vai se entrosando melhor e também vou conseguindo fazer alterações táticas mais assertivas. Ainda faltam coisas [a serem melhoradas], precisamos manter uma consistência maior dentro da partida, por exemplo. Mas as meninas estão de parabéns, pois precisávamos de um resultado positivo”, comentou o técnico Bruno Guidorizzi, do Ituano Basquete.
“A partida começou de certa forma equilibrada, mas cometemos muitos erros, tanto no ataque, quanto na defesa, além de um baixo aproveitamento nos lances livres. Jogar contra uma equipe bem estruturada, com boas jogadoras, exige que você atue no limite. Infelizmente, deixamos a diferença abrir, e fica muito mais difícil jogar tendo que correr atrás do resultado. Mas fica a lição para a nossa equipe: é começo de campeonato e a gente precisa trabalhar muito, buscar melhorias, vender cada vez mais caro os jogos e evoluir durante a competição”, relatou Marcinho, técnico da Pró-Esporte/Sorocaba.
Com a vitória, o Ituano Basquete aparece no quinto lugar, com uma vitória e duas derrotas. A Pró-Esporte ocupa a nona colocação, com três derrotas.
O turno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 prossegue nesta terça-feira (29 de março), com o duelo isolado entre Vera Cruz/Campinas e Sampaio Basquete, ás 19h30 (de Brasília), no ginásio Gilman Jorge Farah (AA Ponte Preta), em Campinas (SP).