Competição nacional promete ser bastante equilibrada, como ocorreu na última edição
A Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 começa nesta terça-feira (08 de março), Dia Internacional da Mulher, com a realização do jogo entre Ituano Basquete e Sesi Araraquara, às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP). O duelo inicial terá transmissão ao vivo pela TV Cultura.
O Ituano Basquete, atual campeão da LBF, renovou seu elenco para esta edição da competição nacional. O time, que segue com o comando técnico de Bruno Guidorizzi, trouxe essas jogadoras: Tati Pacheco (ala), Cacá Martins (armadora), Débora da Costa (armadora), Gil Justino (pivô) e Julia Schmauch (ala). Entre as atletas que permaneceram, estão: Joice Rodrigues (armadora) e Mari Dias (pivô). Já as jovens Julia Pires, Thayna Santos, Larissa, Gabriellem e Mari Júlia destaques da base, que serão aproveitadas na equipe adulta.
“A estreia é sempre um jogo difícil e nervoso, defendendo o título as expectativas são ainda maiores em relação ao time. O nosso elenco vem muito alterado se comparado ao ano passado, quando conquistamos o título da LBF. Vai ser um bom desafio esse início de temporada, a expectativa é fazer um bom jogo, até para a torcida que virá. Vamos enfrentar uma equipe reforçada e animada com o título Paulista. Acredito numa estreia bem interessante e equilibrada, assim como tende a ser o restante do campeonato”, relatou o técnico Bruno Guidorizzi, do Ituano Basquete.
Já o Sesi Araraquara, que é o atual campeão Paulista, será comandado pela primeira vez pelo experiente técnico João Camargo Neto, ex-BF Blumenau. Entre os reforços estão: Izabela Andrade (ala/pivô), Mariane Carvalho (lateral) e Maila Ciciardi (armadora). Já as atletas que permaneceram são essas: Erika Leite (ala/armadora), Bianca Soares (ala), Beatriz Aneas (pivô), Sossô Soares (lateral), Aline Moura (pivô) e Juliana Maria (pivô).
“Nossa expectativa é de realizarmos um bom jogo frente ao atual campeão da LBF. Estamos implantando um novo conceito de jogo e com uma equipe remodelada. Esse processo de construção leva um tempo. Temos muita confiança nas atletas e esperamos ao longo da liga evoluirmos, nos tornarmos mais consistentes como equipe. Acreditamos que a Liga de 2022 será tão ou mais disputada, como a do ano anterior, faremos nosso melhor em busca dos melhores resultados possíveis”, comentou o técnico João Camargo Neto.
De acordo com o regulamento, na fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 as equipes enfrentam entre si, em turno e returno. Os oito melhores classificados ao final dos dois turnos avançam ao playoff – quartas-de-final. Depois ocorrem os playoffs – semifinal e final.
Além das duas equipes já citadas, estarão também na disputa: AD Santo André, BAX Catanduva, BF Blumenau, Pró-Esporte/Sorocaba, Sampaio Basquete, Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ, Sport/Glória do Goitá e Vera Cruz/Campinas.