Unifacisa e Caxias do Sul Basquete se reabilitam na competição nacional
O Luvix/União Corinthians conquistou a primeira vitória no Novo Basquete Brasil (NBB) – 2021/2022 ao derrotar o BRB/Brasília, nesta quarta-feira (10 de novembro), por 70 a 55 (34 a 24 no primeiro tempo), em jogo válido pelo turno da fase inicial, disputado no ginásio Poliesportivo Arnão, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), em duelo válido pelo turno da fase inicial.
No quarto inicial, o ‘caçula’ da competição da elite nacional conseguiu um melhor rendimento no quarto inicial, usando bem o mando de quadra, impondo seu jogo e ficando na frente, conseguindo desgarrar um pouco. No segundo período, em ritmo menor, o equilíbrio foi à tônica – 23 a 13 (primeiro quarto) e 11 a 11 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o time gaúcho voltou a crescer e novamente ficou em vantagem, aumentando um pouco a sua vantagem, o que foi importante, pois a equipe brasiliense ficou ligeiramente na frente no período final, mas sem conseguiu se aproximar para tentar a recuperação – 22 a 13 (terceiro quarto) e 14 a 18 (quarto final).
Os destaques da partida foram o norte-americano Grantham Gillard (16 pontos e 04 bolas recuperadas) e Luis Gruber (12 pontos), pelo time da casa; Gemerson Barbosa (13 pontos e 10 rebotes – double-double) e João Pedro Demétrio (10 pontos e 03 rebotes), em favor do visitante.
Com este resultado, o Luvix/União Corinthians aparece no 14º lugar, com uma vitória e cinco derrotas. Já o BRB/Brasília ocupa a 15ª colocação, com quatro derrotas.
A Unifacisa conseguiu a recuperação ao superar o EC Pinheiros, por 86 a 67 (34 a 36 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). O representante paulista até começou bem o jogo, mas não conseguiu manter o ritmo na sequencia e a equipe paraibana conseguiu a recuperação, virando o jogo e depois abrindo vantagem para vencer fora dos seus domínios – 11 a 16 (primeiro quarto), 23 a 20 (segundo quarto), 26 a 12 (terceiro quarto) e 26 a 19 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Jefferson William (19 pontos e 06 rebotes) e Rafael Munford (13 pontos e 07 rebotes), pelo time da casa; Kevin Crescenzi (22 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e André Góes (15 pontos, 04 rebotes e 06 assistências), em favor do visitante.
Com a vitória, a Unifacisa está posicionada na sexta colocação na classificação geral, com duas vitórias e uma derrota. O EC Pinheiros ocupa o nono lugar, com três vitórias e três derrotas.
O Caxias do Sul Basquete alcançou a reabilitação ao bater o Cerrado Basquete, por 72 a 64 (29 a 37 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio do Sesi, na cidade de Caxias do Sul (RS). Cada equipe dominou um período, com o time visitante liderando os dois quartos iniciais e a equipe da casa se recuperando nos dois finais e conseguindo assumir o comando do marcador e usando bem o seu mando de quadra – 13 a 16 (primeiro quarto), 16 a 21 (segundo quarto), 25 a 16 (terceiro quarto) e 18 a 11 (quarto final).
Os principais anotadores foram Rafa Silva (20 pontos e 07 rebotes) e Cauê Verzola (15 pontos, 07 rebotes, 15 assistências e 04 bolas recuperadas – double-double), pelo time gaúcho; Paulo Lourenço (20 pontos e 04 rebotes) e Ruan Miranda (12 pontos e 06 rebotes), em favor da equipe brasiliense.
O Caxias do Sul Basquete aparece na 11ª colocação na classificação geral, com duas vitórias e três derrotas. Já o Cerrado Basquete ocupa o sétimo lugar, com três vitórias e duas derrotas.
O Novo Basquete Brasil (NBB) 2021/2022 prossegue nesta quinta-feira (11 de novembro), com a realização de quatro jogos: Pato Basquete x Sesi Franca, às 19h30, no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR), Paulistano/Corpore x CR Flamengo, às 19h30, no ginásio Antonio Prado Junior (CA Paulistano), em São Paulo (SP), SC Corinthians Paulista x Minas Tênis Clube, às 20h, no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP), e Mogi das Cruzes Basquete x Rio Claro Basquete, às 20h, no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Todos no horário de Brasília (DF).