Após meses de espera, a bola subiu mais uma vez no Novo Basquete Brasil (NBB), no sábado (23 de outubro). O campeonato da elite nacional abriu a temporada 2021/2022 com uma grande partida entre São Paulo FC e CR Flamengo, no ginásio Poliesportivo Doutor Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP), e com um detalhe especial: a volta do público aos ginásios. Mesmo com o apoio da torcida são-paulina, quem saiu com o resultado positivo foi o rubro-negro carioca, que venceu por 86 a 61 (39 a 26 no primeiro tempo).
“Agora começou para valer a temporada. Nossa equipe conseguiu fazer um grande jogo hoje, com uma proposta muito clara desde o início: tentar dominar os rebotes, correr para cima do São Paulo pois sabíamos que eles vieram de três jogos de uma final. Acho que a proposta foi muito boa e conseguimos fazer um grande trabalho. Saímos com uma excelente vitória, a equipe está de parabéns”, disse Alexandre Olivinha, pivô do Mengão.
O primeiro tempo de jogo foi de amplo domínio do Flamengo, que além de conseguir converter diversos pontos no ataque, contou com o baixo aproveitamento do São Paulo para abrir uma vantagem de 13 pontos na ida para os vestiários – 20 a 09 (primeiro quarto) e 19 a 17 (segundo quarto).
No segundo tempo de jogo o cenário permaneceu o mesmo. O Rubro Negro não só manteve a boa distância, como ampliou a vantagem e conseguiu rodar bastante o seu time, fazendo com que cinco jogadores ultrapassassem a marca de dois dígitos na pontuação – 17 a 17 (terceiro quarto) e 30 a 18 (quarto final).
”A gente joga no ritmo que treinamos. Estamos nos adaptando ainda, pegando a forma, foi um grande jogo e uma grande forma de começar o campeonato. Temos tudo para entrosar ainda mais”, afirmou o armador Yago Matheus, também do representante carioca.
Entre os diversos destaques da equipe do CR Flamengo, o pivô JP Batista foi quem mais chamou a atenção no quesito, com seus 17 pontos, sete rebotes e quatro assistências, além de terminar com 24 de eficiência. A dupla de gringos também estreou com o pé direito no basquete brasileiro: Dar Tucker anotou 10 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, enquanto Brandon Robinson finalizou com 14 pontos, oito rebotes e seis assistências. O pivô Vitor Faverani, que também nunca havia disputado uma partida do NBB, conseguiu 12 pontos e dois rebotes, finalizando o duelo com uma ótima estreia.
“NBB é mais difícil. Jogamos diversos torneios, vários jogos amistosos, mas o nervosismo de defender o manto do Flamengo e contra a ótima equipe do São Paulo é uma sensação diferente. Todos os companheiros estão de parabéns, fizeram um ótimo jogo, mas o importante é que o Mengão levou a vitória para casa”, afirmou Faverani.
Pelo lado do São Paulo FC, o ala/armador norte-americano Corderro Bennett foi o grande responsável por puxar a pontuação, terminando não só como o cestinha do time, mas da partida, com 24 pontos. Para o também norte-americano Shamell Stallworth, o resultado negativo reflete muito as ausências importantes que a equipe teve no duelo.
“O time está mudando de novo, sentimos dificuldade, muita falta do Bruno Caboclo, do Lucas Bebê, mas faz parte. Estamos com muitas ausências, sequer jogamos com a equipe completa nessa temporada. Não conseguimos a vitória, mas vamos para cima nos próximos jogos do NBB”, comentou Shamell.
O próximo compromisso do CR Flamengo acontece na quarta-feira (27 de outubro), às 20h30 (de Brasília), contra o União Corinthians, em Santa Cruz do Sul (RS). Já o tricolor volta às quadras na terça-feira (26 de outubro), às 20h (de Brasília), contra o Cerrado Basquete-DF, também no seu ginásio.
Próximo jogo
Segunda-feira (25 de outubro): 20h30 (de Brasília) – União Corinthians x Minas Tênis Clube, em Santa Cruz do Sul (RS)