Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Grupo A do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22 Masculino / Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2021 teve cinco partidas nesta segunda-feira (26 de julho) no ginásio Antônio Prado Jr. O destaque ficou por conta da primeira vitória do Coritiba Monsters/Sociedade Thalia, do difícil triunfo do São Paulo FC e dos resultados convincentes do Sesi Franca Basquete, SC Corinthians Paulista e CA Paulistano.

O primeiro jogo foi caracterizado pelo equilíbrio no duelo paranaense. O Coritiba Monsters/Sociedade Thalia e o Pato Basquete protagonizaram um duelo intenso e o time de Curitiba levou a melhor: 71 a 64. Com os dois times buscando a primeira vitória na Liga de Desenvolvimento de Basquete, a tônica do jogo não poderia ser diferente: 16 trocas de liderança e 11 empates durante os quartos. No desfecho do jogo, o Coritiba foi mais eficiente e conseguiu o primeiro resultado positivo no campeonato.

Cestinha da partida, o ala curitibano Yuri anotou 21 pontos e seis rebotes, além de 50% de aproveitamento nos arremessos. “Tivemos dificuldades, imprevistos para essa LDB. Não estamos com o elenco completo, infelizmente não começamos o campeonato tão bem, mas essa vitória de hoje é muito importante, tanto para ganharmos confiança, quanto para mostrar que nosso trabalho dá resultado’’, disse o jogador. “Senti um pouco nos três primeiros jogos. Enfrentamos times fortes, meu aproveitamento e eficiência estavam baixos. Na folga, estudei as estatísticas e vi que precisava entrar no jogo mais rápido e somando os erros consegui fazer um jogo melhor. Fico feliz pela atuação’’, complementou.

Ainda pelo Coritiba, o ala/pivô Igor Santos com um double-double (10 pontos e 16 rebotes) e o ala João Santos (12 pontos e nove rebotes) também contribuíram para o triunfo. Já pelo Pato Basquete, apesar da derrota, o ala Thales (19 pontos) e o ala/armador Iago (14 pontos) foram os melhores.

Na sequência, o São Paulo FC conquistou a terceira vitória seguida na LDB ao vencer a ADRM/Maringá por 69 a 63. A partida, que só foi decidida nos minutos finais, foi marcada por muitos duelos físicos e equilíbrio total entre as duas equipes. O placar se manteve parelho durante todos os quartos, até que nos últimos três minutos, o São Paulo intensificou a marcação na saída de bola do Maringá, foi letal aproveitando os erros do adversário e abriu a vantagem que precisava para a vitória.

O ala Lucas, com um double-double (11 pontos e 18 rebotes), o armador Eugeniusz (21 pontos e quatro assistências) e o ala Matheus Bernardo (14 pontos) foram pontos-chaves para o tricolor paulista garantir o resultado positivo.

“Sabíamos que seria um jogo difícil. Maringá é uma equipe experiente, forte fisicamente e fizeram um jogo duro contra o Franca. Eu e o Pedrinho éramos de lá, então acredito que eles vieram com sangue nos olhos para ganhar. Vitória muito importante para nossa classificação”, disse Lucas. “Sei que não vai ser em todo jogo que serei o destaque na pontuação, mas sempre tento me doar na defesa e liderar, pois, sou o capitão da equipe. Graças a Deus pude fazer uma ótima partida hoje”, complementou.

Por outro lado, os destaques do Maringá foram o ala/pivô Sorriso e o ala/armador Paulino, com 17 pontos e 14 pontos/quatro rebotes, respectivamente.

Já o Sesi Franca Basquete manteve o 100% de aproveitamento após vencer o VipTech/Campo Mourão Basquete/Assercam por 85 a 51. Apesar dos desfalques de Edu Marília e Kauã, lesionados no último jogo, o time do interior paulista dominou as ações na tarde desta segunda-feira e emplacou sua quarta vitória seguida no campeonato – invicto até aqui.

Os comandados do técnico Pablo Costa mostraram uma coletividade eficiente no ataque com posses de bola bem trabalhadas, além da intensidade habitual na defesa. Os destaques francanos foram o ala-armador Vitor com 14 pontos e 10 rebotes, o ala-pivô Márcio com 14 pontos e seis rebotes, o pivô Felipão com 13 pontos e sete rebotes e o armador Léo, que fez oito pontos, distribuiu 10 assistências e coletou cinco rebotes.

“Jogo muito importante. Tivemos que suprir a falta do Eduardo Marília e do Kauã, o time se uniu e se responsabilizou, estamos jogando por eles e pelo Adyel, que está lá em Franca. Sempre vou me doar por inteiro para o time’’ afirmou o francano Vitor.

Varejão, pivô do Campo Mourão, foi o melhor pela equipe do Paraná com um double-double e a maior pontuação da partida: 16 pontos e 16 rebotes.

No penúltimo jogo, o SC Corinthians Paulista derrotou o StockMed/União Corinthians numa partida intensa de ambos os times (82 a 61). A equipe paulista mantém o bom desempenho no grupo A e soma quatro vitórias seguidas na LDB.

O início corintiano foi dominante. Após abrir 20 pontos de vantagem no primeiro quarto, a equipe chefiada pelo técnico Vitor Galvani foi para o intervalo ganhando com tranquilidade. Porém, o União Corinthians esboçou uma reação no terceiro quarto e chegou a cortar a vantagem do Timão para apenas sete pontos (57 a 50).

Após assistir o adversário encostar no placar, o Corinthians voltou mais ligado no último quarto. Intenso na defesa e preciso no ataque, a equipe de São Paulo voltou a ditar o ritmo da partida e confirmou a vitória.

O ala Yan Djalo (18 pontos, quatro rebotes e 77% de aproveitamento), o ala/armador Pedro Nunes (18 pontos, nove rebotes e quatro assistências) e o armador Dalaqua (15 pontos) foram os pilares do triunfo corintiano.

“É importante continuar invicto. Temos que continuar marcando bem. Marcamos muito no primeiro quarto e, apesar da apagada na volta do intervalo, no final conseguimos repetir o que fizemos no começo da partida”, comentou o ala Yan, destaque do confronto pelo alvinegro.

A tentativa de recuperação do União Corinthians foi comandada pelo ala/armador Salatiel dor (15 pontos e 11 rebotes), pelo pivô Malachias (13 pontos e cinco rebotes) e pelo armador Bernardo (13 pontos e sete rebotes).

O CA Paulistano mostrou mais uma vez que é um time consistente e fez outra atuação convincente em sua casa. Dessa vez, a vitória foi contra a equipe do KTO/Caxias do Sul/Recreio da Juventude pelo expressivo placar de 84 a 24.

A equipe paulista estava em noite afiada nas bolas de três e novamente foi segura na defesa, fazendo com que o Caxias do Sul tivesse dificuldades no ataque. Além disso, o coletivo paulistano prevaleceu, característica sempre frisada pelo técnico Beto.

O ala Anderson Barbosa, do CA Paulistano, foi o grande destaque da partida com um double-double: 18 pontos e 13 rebotes. “A equipe do Caxias é recém-formada, nós já temos um elenco mais firme com uma rotação maior, por isso, conseguimos impor nosso ritmo e sobressair durante o jogo todo. Nosso time é coletivo, não temos vaidade. Não precisamos de um jogador apenas, precisamos de um time”, destacou o cestinha da partida.

Ainda pelo time da casa, o ala Jonatan (14 pontos) e o ala/pivô Bruno (11 pontos e seis rebotes) foram os atletas que mais contribuíram para o placar elástico da partida.

Grupo B
Pelo Grupo B, no segundo dia de jogos no ginásio Poliesportivo Henrique Vilaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Foram cinco jogos recheados de emoção e com grandes atuações individuais.

No primeiro jogo, o Rio Claro/ABCD Bandeirantes conquistou sua primeira vitória na competição ao vencer o CR Flamengo (68 a 67). O jogo foi marcado pelo equilíbrio do início ao fim, com o time do interior de São Paulo assumindo a ponta no placar somente nos segundos finais.

O grande destaque do jogo foi o jovem ala Arthur. Com 1m93m, o jogador do Rio Claro anotou 14 pontos e apanhou oito rebotes, o que resultou em 21 de eficiência. Além dele, Eltinho, cestinha do time 18 pontos, além de quatro rebotes, três assistências e 13 de eficiência, e João, com 11 pontos foram outros bons nomes da equipe do interior paulista durante a partida.

Do outro lado, o Flamengo, mesmo com o revés, contou com boas atuações individuais: Rafael Rachel foi o principal sito, saindo de quadra com um double-double de 15 pontos (cestinha do time) e 11 rebotes, além de quatro assistências e 18 de eficiência. Junto dele, o pivô Maciel também teve uma boa atuação individual, com 14 pontos e nove rebotes (15 de eficiência).

No segundo jogo do grupo, o Cerrado Basquete conquistou sua segunda vitória. A equipe do Distrito Federal, após um bom jogo em que se impôs do início ao fim, bateu a Unifacisa por 64 a 51. Na frente do início do primeiro quarto até o segundo final no último período, o Cerrado soube se impor durante todo o jogo. O aproveitamento na tábua ofensiva foi positivo e a equipe foi dominante na defesa, especialmente nos rebotes, tendo pego 67, sendo 43 defensivos e 24 ofensivos.

Esse ponto foi tão importante que os principais destaques do Cerrado passaram muito por esse fundamento. O primeiro deles é o pivô Sérgio, que anotou um expressivo duplo-duplo de 10 pontos e 17 rebotes (28 de eficiência). Além dele, o também pivô Lucas Machado foi outro com bons números, dominando o garrafão nas duas tábuas da quadra e anotando, também, um double-double com 14 pontos e 15 rebotes (28 de eficiência).

Já pela Unifacisa os destaques foram: o ala Gabriel e o ala/pivô Ivan Neto. O primeiro anotou 18 pontos, cinco rebotes e 11 de eficiência, enquanto o segundo sete pontos, 13 rebotes e 14 de eficiência.

O Zopone/Bauru Basket começou a LDB 2021 com tudo. Após uma grande vitória sobre o CR Flamengo, o Dragão voltou a vencer mais uma vez após bater o Basquete Cearense, por 88 a 47. A tônica do duelo permeou por um ponto muito importante: o domínio do garrafão nos dois lados da quadra. Olhando os rebotes, o Bauru pegou 48 no total, sendo 33 deles defensivos e 15 defensivos. Isso contribuiu para um bom aproveitamento nos chutes para dois pontos (29/45 – 64,4% de aproveitamento), dando um excelente volume ofensivo para um time que pouco matou da linha de três (6/22 – 27,3% de aproveitamento).

Pelo Dragão, os destaques foram: o pivô Lukas Josuel, com 16 pontos, seis rebotes e 21 de eficiência, e os alas/pivôs Danilo Penteado, com 18 pontos, quatro rebotes e 15 de eficiência, e Silvio, com 10 pontos, nove rebotes e 18 de eficiência.

No quarto jogo do Grupo B, o Mogi conquistou uma grande vitória. O adversário foi o BRB/Brasília, que foi páreo duro, chegando a liderar o placar durante boa parte do jogo. Mesmo assim, o time mogiano se superou, virou no período final e levou a vitória pelo placar de 87 a 81. O triunfo foi fundamentado em um forte jogo coletivo da equipe de São Paulo. O jovem ala Colina, autor de 22 pontos (cestinha da equipe), cinco rebotes, cinco assistências e 18 de eficiência, teve uma atuação equilibrada nos dois lados da quadra e foi o principal destaque na vitória do Mogi.

Além dele, o ala Henrique (21 pontos e três rebotes), o pivô Felipe (14 pontos, 15 rebotes e 28 de eficiência) e o armador Ziggy (oito pontos, cinco rebotes, sete assistências e 19 de eficiência) também se destacaram. Do outro lado o principal nome foi o ala/armador Aguiar. O jogador foi o cestinha do jogo com 31 pontos, além de ter pego sete e rebotes e anotado 27 no índice de eficiência.

O último jogo desta sede, entre EC Pinheiros e Praia Clube buscaram o resultado, apostando no ataque. O time da capital paulista, por sua vez, fez valer o seu favoritismo e bateu o Praia Clube por 100 a 75. O domínio do time pinheirense começou já no primeiro quarto, com um ritmo intenso que culminou em uma vantagem de 11 pontos já naquela parcial. Nos períodos seguintes a história não mudou e os meninos do Pinheiros levaram mais uma vitória importante para casa, atuando bem e abusando do jogo coletivo, ponto forte da equipe comandada por David Pelosini.

Falando em jogo coletivo, esse fator potencializou, e muito, atuações individuais de algumas das principais estrelas da equipe. O pivô Dikembe Silva é um desses exemplos, sendo o grande destaque do jogo com 19 pontos, oito rebotes, quatro assistências e 28 de eficiência.

Danilo Sena, com 25 pontos, cinco rebotes e 24 de eficiência e Jonas Buffat, dono de 15 pontos, oito rebotes, cinco assistências, quatro roubos de bola e 26 de eficiência, foram outros nomes primordiais para o triunfo da equipe. Do outro lado, mesmo com o revés, o ala Emiliano foi bem. Com 29 minutos de quadra, o jogador anotou 22 pontos (segundo cestinha da partida) e foi o principal nome do Praia.

Sequencia
A disputa segue nesta terça-feira (27 de julho), com estes duelos: Pato Basquete x ADRM/Maringá e CR Flamengo x Cerrado Basquete (09h), BRB/Brasília x Zopone/Bauru Basket e SC Corinthians Paulista x Coritiba Monsters/Sociedade Thalia (11h15), Sesi Franca Basquete x KTO/Caxias do Sul/Recreio e São José Basketball/Atleta Cidadão x StockMed/União Corinthians (13h30), Basquete Cearense x Rio Claro/ABCD Bandeirantes e Praia Clube/Gabarito/Unimed x Mogi das Cruzes Basquete (15h45), São Paulo FC x VipTech/Campo Mourão Basquete/Assercam e Minas Tênis Clube x EC Pinheiros (18h)