A Copa São Paulo Adulta Feminina – 2021 prossegue neste sábado (12 de junho), com a realização de dois jogos, válidos pelo turno da fase inicial. Duas equipes entram em quadra pela segunda vez e outras duas estreiam.
O São José/Atleta Cidadão enfrenta o Pró-Esporte/Sorocaba, às 16h (de Brasília), no ginásio da ADC INPE, em São José dos Campos (SP). O jovem time joseense estreou na competição perdendo para o APAGEBASK/De Melo (68 a 39), enquanto a equipe sorocabana realiza seu primeiro jogo.
“O time está melhor, mais condicionado. Estamos com um tempo pequeno de trabalho, mas todos os times estão passando por isso, pelo fato da pandemia. Estamos implementando uma reformulação, com cinco atletas novas, então, isso demanda um pouco mais de tempo para entrar no sistema e entender como funciona e se adaptar, não só na parte de quadra, mas fora dela também. O nosso time agora está um pouco mais preparado taticamente falando e fisicamente também, sem naquela pressão da estreia, que isso pesou muito no primeiro jogo diante do APAGEBASK, que é um time muito intenso e fez uma diferença muito grande. Agora, diante do Pró-Esporte/Sorocaba esperamos competir mais ao longo do jogo, já que tivemos um problema muito grande no terceiro quarto diante do time de Guarulhos (20 a 02) e isso quebrou um pouquinho o jogo. Vamos enfrentar um time mais velho, que tem experiência da LBF, por isso, vamos procurar usar bem a nossa juventude, com um ritmo maior e tentando acelerar o jogo”, analisou o técnico Leandro Leal, do São José/Atleta Cidadão.
“As nossas expectativas são as melhores possíveis, estamos treinando forte desde o começo, infelizmente tivemos a nossa estreia adiada, então isso causa uma ansiedade maior. Mas, acredito que vamos fazer um bom jogo”, comentou a armadora Aruzha Michaski, do representante de Sorocaba.
O FR/SEMELP Pindamonhangaba inicia a disputa desta competição enfrentando o APAGEBASK/De Melo, às 17h (de Brasília), no ginásio João Carlos de Oliveira (João do Pulo), em Pindamonhangaba (SP). O representante de Guarulhos venceu o São José/Basquete Cidadão na estreia (68 a 39).
“Contamos com uma equipe em maioria sub-20, com e mescla de apenas duas jogadoras adultas. Estamos tentando fazer a transição para categoria principal, pois até então disputamos as categorias de base. Tivemos aquela experiência em 2018 no adulto, mas focávamos na base. A expectativa é de fazer um jogo melhor do que ocorreu no amistoso contra este adversário, que acabamos tendo uma infelicidade, que foi a contusão de uma atleta nossa e aí, não conseguimos fazer uma avaliação legal da equipe. Queremos fazer um bom jogo, o time de Guarulhos é forte, as meninas jogaram a última edição da Copa São Paulo e já tem uma experiência maior, pois muitas das nossas meninas estão jogando pela primeira vez no adulto. Se pudermos vencer será muito bom, mas temos os pés no chão e estamos cientes que entramos nesse campeonato para dar rodagem ao nosso elenco”, explicou o técnico Luís Bondiolli, do FR/SEMELP Pindamonhangaba.
“Bom, espero que possamos fazer uma boa partida e colocarmos todo planejamento de jogo em quadra. Fizemos uma partida de pré-temporada a duas semanas atrás e foi um ótimo teste, pois enfrentamos um time que nos fez propor o jogo e nos tirou da zona de conforto. Com isso, acredito que será um jogo aberto, com o Pindamonhangaba propondo o jogo e buscando explorar o que tem de melhor, pois jogará em casa. Como disse, espero que consigamos fazer um bom espetáculo e sair com a vitória, mesmo dentro das adversidades”, completou o técnico Dyego Mariani, do APAGEBASK/De Melo.
O sistema de disputa da Copa São Paulo Adulta Feminina – 2021 é este: na primeira fase as quatro equipes participantes se enfrentam em turno e returno. As duas melhores classificadas, ao final dos dois turnos, avançam à final.