Em jogo duríssimo, disputado ponto a ponto, o Brasil perdeu para França, neste domingo (30 de maio), pelas quartas-de-final do Pré-Olímpico de Basquete 3×3 – 2021 e deu adeus ao torneio disputado em Graz, na Áustria. Com a derrota, por 21 a 19, a Seleção Brasileira também viu chegar ao fim as chances de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Os brasileiros encerraram sua participação na competição com três vitórias e duas derrotas, jogando de igual para igual com todos os rivais e sendo uma das grandes histórias do torneio, de acordo com a FIBA 3×3.
Na primeira fase, a Seleção Brasileira venceu Turquia, República Tcheca, Mongólia e foi derrotada apenas pela Polônia. E, na sequência, perdeu para a França nas quartas. A derrota veio apenas no final, com decisão importante do Video Assistant Referee, popularizado no futebol como ‘VAR’. O jogo estava empatado em 20 a 20, mas a França pediu o desafio de estouro do cronômetro, que foi aceito. Assim, a cesta brasileira foi cancelada, trazendo o placar para 20 a 19 mais a posse de bola para os franceses, que mataram bola de bandeja e venceram.
O Brasil jogou o Pré-olímpico com Jefferson Socas, André Ferros, Jonatas Mello e Fabrício Veríssimo. Will e Leandro Lima foram os reservas. O treinador foi Douglas Lorite e o preparador físico foi Thiago de Sordi.
Pelo critério Federação Internacional de Basketball (FIBA), o Brasil não tem mais chances de classificação para a Olimpíada no Basquete 3×3. A última repescagem universal terá a participação apenas de países que não estiveram nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos no Basquete 5×5. Como o Brasil disputou Londres e Rio 2016, não pode participar da repescagem.
E agora o Brasil se prepara para o próximo ciclo, em Paris 2024.