A inédita conquista ocorreu de forma invicta
O CR Flamengo sagrou-se campeão da Basketball Champions League Americas – 2020/2021 ao derrotar o Real Estelí, nesta terça-feira (13 de abril), por 84 a 80 (44 a37 no primeiro tempo), em jogo final, disputado no Centro Esportivo Alexis Argüello, em Managua, na Nicarágua. O Mengão chegou a esta inédita conquista de forma invicta.
E o jogo foi movimentado, com a equipe da casa sendo ligeiramente melhor no quarto inicial e o time visitante reagindo logo no segundo período e passando a comandar o marcador – 24 a 25 (primeiro quarto) e 20 a 12 (segundo quarto). Esse bom rendimento no segundo período foi determinante para o resultado final da partida.
Na volta do intervalo, equilíbrio total (23 a 23). Já nos dez minutos finais, o CR Flamengo voltou a ficar na frente para garantir o resultado positivo e garantir o seu primeiro título da segunda edição da Basketball Champions League Americas (23 a 20).
Os destaques do representante brasileiro foram Rafael Hettsheimeir – eleito o jogador mais valioso (MVP) da competição – (21 pontos e 07 rebotes), Yago Matheus (16 pontos e 08 assistências) e Marquinhos Souza (15 pontos, 03 rebotes e 03 assistências). Já pela equipe da Nicarágua, os principais nomes foram Jezreel de Jesus (23 pontos e 09 rebotes) e Javier Mojica (16 pontos e 05 rebotes).
Na primeira fase, o Rubro Negro passou invicto, vencendo os cinco jogos que disputou pelo Grupo D. Nas quartas-de-final, o CR Flamengo bateu o panamenho Caballos de Coclé (74 a 59). E na semifinal, os comandados de Gustavo De Conti superaram ao São Paulo FC (75 a 66).
Com esta conquista, o CR Flamengo garante presença na edição de 2021 da Copa Intercontinental, quando há o confronto contra o campeão da Basketball Champions League da Europa.
Terceiro lugar
Na preliminar da decisão, o Minas Tênis Clube derrotou o São Paulo FC, por 75 a 58 (28 a 27 no primeiro tempo), e garantiu a terceira colocação na classificação geral da Basketball Champions League Americas – 2020/2021. O Tricolor fechou a sua participação no quarto lugar.
“A gente conseguiu colocar bom ritmo de jogo, principalmente na defesa, com pouquíssimos erros nas situações combinadas, apesar de termos tido um aproveitamento abaixo do que a gente estava acostumado no ataque. A gente sabia que, em algum momento, a bola ia voltar a cair e isso fez a diferença para a nossa equipe. Conseguimos retomar o aproveitamento durante o jogo e, quando isso aconteceu, a gente abriu boa diferença e conseguimos administrar muito bem. Então, foi uma partida dentro do que a gente se propôs. Viemos com muita vontade de buscar este terceiro lugar, a gente sabe que não é fácil estar entre os três melhores times das américas. Para nós, este resultado de hoje vale muito”, comentou Léo Costa, técnico do Minas.