O EC Pinheiros conquistou a primeira vitória no Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2020, nesta quinta-feira (08 de outubro), ao superar o Basket Osasco, por 81 a 79 (36 a 37 no primeiro tempo), em jogo eletrizante, válido pela segunda rodada da fase inicial, disputado no ginásio Municipal Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP).
O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, mas o time osasquense teve um rendimento melhor e ficou na frente. Já no segundo, valeu o que o técnico David Pelosini conversou com os seus atletas, visto que a equipe da capital cresceu e igualou as ações; no finalzinho, o Basket Osasco teve força para ficar em vantagem e fechar o primeiro tempo com diferença mínima – 14 a 20 (primeiro quarto) e 22 a 17 (segundo quarto).
Na volta do intervalo foi a vez do técnico João Ricardo Lourenço acertar o seu time, visto que a equipe da casa demonstrou melhora dos dois lados da quadra; com esse panorama conseguiu uma performance próxima ao que ocorreu no quarto inicial e aumentou um pouco sua vantagem – 16 a 20 (terceiro quarto).
No último período o EC Pinheiros foi para cima e conseguiu a recuperação; logo em seguida, à virada. Mas, a partir daí o jogo ficou ainda mais acirrado e emocionante, com os dois times se alternando no comando do marcador. Os últimos segundos, então, foram ainda mais eletrizantes, com o representante da capital segurando sua vantagem ‘na unha’. E quando tudo parecia definido, o Basket Osasco conseguiu uma recuperação impressionante e passou a liderar, ficado perto do resultado positivo… Mas, como o basquete é um jogo incrível e que gosta se surpresas, através de uma bola de três pontos do experiente Guilherme Teichmann, já no estouro do cronometro e do meio da quadra, o EC Pinheiros reassumiu o comando do marcador para vencer a primeira no estadual (29 a 22).
Os destaques foram Thiago Marcello (15 pontos, 03 assistências e 04 bolas recuperadas), Patrick Vieira (13 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Gustavo Scaglia (11 pontos e 02 bolas recuperadas), pelo time da casa; Danilo Sena (18 pontos), Humberto Silva (16 pontos e 05 rebotes) e Gabriel Campos (16 pontos, 04 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor do visitante.
“Prometi a Sophia (nota da redação: filha de David, que está completando cinco anos nesta data) que voltaria com essa primeira vitória. Lutamos e entregamos tudo que tínhamos. Isso mais importante que qualquer vitória. Nossa parceria e união. Nossa construção contínua. O desenvolvimento humano independentemente da idade. A humildade e coragem que estamos transparecendo jogo a jogo. Confiança é 100% e tenho certeza que tenho a confiança de todos os envolvidos e confio em todos no clube do Regis ao presidente. Basquete não é só esquemas táticos e desempenho, basquete é uma forma de viver. Estamos vivendo intensamente isso. E assim, merecemos lindos desfechos como esse”, comentou David Pelosini, técnico do EC Pinheiros.
“Foi um jogo muito pegado e eles tiveram méritos pela última bola. Os dois jogos que fizemos no Paulista já mostraram que temos como brigar de igual para igual pela classificação, então, agora é trabalhar muito e pensar na partida contra o Paulistano”, relatou o lateral Felipe Franklin, do Basket Osasco.
O Basket Osasco buscará a recuperação contra o Paulistano/Corpore, no dia 16 de outubro (sexta-feira), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Junior (CA Paulistano), em São Paulo (SP). O EC Pinheiros visita o SC Corinthians Paulista, na quinta-feira (15 de outubro), às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP).