O movimento originou-se nos Estados Unidos, onde é celebrado desde a década de 1970

Foto: Julian Campos/Renan Pirani
Foto: Julian Campos/Renan Pirani

Inspiradas pelo Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado nesta quarta-feira (26 de agosto), atletas do basquete feminino nacional lançam o movimento Levante a Bola Delas, estrelado por campeãs da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) e também por personagens históricas da modalidade, como as campeãs mundiais Magic Paula, Hortência e Janeth.

A campanha, divulgada nas redes sociais, é baseada nos recentes questionamentos que pedem visibilidade, apoio e condições igualitárias ao basquete feminino, iniciados pela multicampeã (LBF, WNBA e Liga Espanhola), Érika de Souza.

 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

 

O texto do vídeo oficial da campanha exalta o retorno que a modalidade oferece quando recebe investimento, como nas conquistas da década de 1990, quando a geração de Ouro brasileira, que rivalizava no país com fortes equipes como Leites Nestlé/Sorocaba, Unimep/Piracicaba, Nossa Caixa/Ponte Preta e Lacta/Santo André, reuniu-se na Seleção para dar ao Brasil a inédita medalha de Ouro do Campeonato Mundial de 1994, na Austrália, a conquista do Pan-americano de 1991, sob os olhares de Fidel Castro, em Cuba, além da medalha de prata na única final olímpica com presença brasileira, em Atlanta-1996.

O movimento, Dia Internacional da Igualdade Feminina, originou-se nos Estados Unidos, onde é celebrado desde a década de 1970. A data comemora a instituição da 19ª emenda da constituição norte-americana, promulgada em 1920 e que proibia o Estado de negar o direito ao voto aos seus cidadãos de acordo com o gênero sexual, abrindo espaço para a participação feminina na política.

Foto: Julian Campos/Renan Pirani
Foto: Julian Campos/Renan Pirani