Um sobre o Protocolo de Covid-19 e outro sobre o trabalho da comunicação: saldo do intercâmbio com a Liga ACB foi extremamente positivo
Em um momento de planejamento e busca por novas soluções para a próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Nacional de Basquete (LNB) proporcionou aos clubes, nesta semana, dois encontros com profissionais da Liga ACB para um intercâmbio de ideias e experiências vividas na fase final da temporada espanhola, que aconteceu com tamanho sucesso em uma “bolha” em Valência, mesmo em meio à pandemia.
Na quarta-feira (19 de agosto), os médicos, técnicos, membros das comissões e dirigentes dos clubes do NBB tiveram uma rica troca de ideias com a Dra. Pilar Doñoro, que coordenou o processo de criação do Protocolo de Covid-19 para a fase final da Liga ACB em Valência. Cerca de 34 profissionais acompanharam ao encontro e trocaram ideias com a doutora, que é médica das seleções de basquete do país.
“A reunião foi muito interessante. Esse tipo de ação entre as ligas é muito bom não só para o relacionamento, mas para o esporte em geral. Neste caso especialmente, pelas situações que vivemos, é muito interessante para implantar sistema que funcionam e evitar os que não funcionam”, comentou Pilar.
A bolha da ACB contou com quatro hotéis, todos com áreas de lazer, já que todos os atletas e comissões técnicas ficariam 20 dias isolados, e um centro de treinamento com cinco quadras simultâneas.
Os 12 times foram divididos em dois grupos de seis, jogando somente entre eles. Os dois melhores de cada chave avançaram para a semifinal, que assim como a grande final, foi realizada em jogo único.
O controle de segurança foi rígido com todas as 400 pessoas que estiveram na bolha, desde atletas, técnicos e árbitros até o presidente da ACB e seu corpo de executivos. Desta forma, nenhum indivíduo testou positivo para Covid-19 da bolha de Valência, e todos os processos foram um sucesso.
“Como estamos em fase de elaboração do nosso protocolo de Covid-19 para o início do NBB, a multiplicação dessa experiência por parte de uma profissional com essa vivência anterior na Espanha nos permitiu coletar informações preciosas, uma vez que contamos com a presença dos médicos das equipes do NBB e que puderam interagir durante a reunião e sanar todas as suas dúvidas”, disse o diretor técnico-operacional da LNB, Paulo Bassul.
Já na quinta-feira (20 de agosto) foi a vez do diretor de comunicação da Liga ACB, Pablo Malo de Molina, se reunir com os profissionais de comunicação e marketing da LNB e dos clubes do NBB para compartilhar estratégias e ações durante a bolha de Valência.
“Foi um encontro muito interessante com os clubes do NBB, em que abrimos uma porta para colaborar entre nossas organizações. Na ACB enfrentamos um grande desafio de organizar a fase final da temporada em junho e espero que nossa experiência possa ser útil para outras ligas nessa pandemia”, comentou Pablo Malo.
Pablo apresentou todo o trabalho de comunicação da ACB para a realização da fase final da temporada. Um dos principais temas foi o sistema de transmissões, que teve novos ângulos de câmeras, valorização dos áudios, zona mista online e exibição em 125 países do mundo.
O executivo também abordou a geração e envio de conteúdo para veículos locais e internacionais, entregas a patrocinadores e estratégias de engajamento dos fãs através de games e a apresentação dos jogadores feita por vídeos de torcedores.
Todo esse “pacote” da bolha das finais da Liga ACB levou o nome de “Una Fase Final Excepcional”, que passa a mensagem de ser algo diferente de tudo que já aconteceu e ao mesmo tempo brilhante, fenomenal, fabuloso.
“Pudemos ver que é possível fazer um grande evento adaptado ao cenário que estamos vivendo. Com muita responsabilidade, ideias inovadoras e resultados de comunicação e marketing expressivos que fizeram com que a fase final da Liga Endesa fosse um grande sucesso com repercussão positiva, inclusive inspirando a própria NBA em alguns de seus protocolos. Mais um conteúdo fantástico que a LNB proporcionou aos seus afiliados neste período de muito aprendizado para os departamentos de marketing das equipes”, disse Arthur Marega, assessor de comunicação do São José Basketball, que esteve presente no evento.
O diretor de comunicação da ACB finalizou reforçando o laço criado com a Liga Nacional de Basquete com esse encontro. “Existem muitos tópicos interessantes em que podemos trabalhar juntos e aprender com a experiência e know-how do NBB. Por isso, vamos permanecer em contato e trabalhando juntos para seguir evoluindo nossas respectivas ligas”, completou Pablo Malo.
O Novo Basquete Brasil (NBB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.