A equipe feminina da Latino-americana venceu o Jr. NBA Global Championship HomeCourt Competition – torneio juvenil anual para as melhores equipes de meninas e meninos de 13 e 14 anos de todo o mundo – por meio das páginas sociais de @JrNBA, representando Argentina, Brasil, Chile, Equador, El Salvador, Uruguai e Venezuela.
Desde 23 de julho, as equipes internacionais participam de competições virtuais de basquete por meio do HomeCourt, um aplicativo de treinamento móvel que visa o aprendizado automático avançado e a visão online para ajudar os jogadores a aprimorar suas habilidades. O evento aconteceu virtualmente este ano, reunindo centenas de jovens jogadores para competições, sessões de desenvolvimento de habilidades para a vida, serviço comunitário e experiências interculturais.
Como parte da programação do Jr. NBA Global Championship, o ex-jogador da NBA (liga profissional norte-americana), Greivis Vásquez, falou sobre o movimento de justiça social em todo o mundo, além de abordar a importância da conscientização, aliança e ativismo em uma sessão virtual de desenvolvimento de liderança e habilidades para a vida.
Vasquez disse que está comprometido com o crescimento do basquete feminino. “Na Fundação Greivis Vásquez, na Venezuela, fazemos um trabalho que reforça a igualdade de gênero. Não há diferença em nada entre o homem e a mulher. As mesmas oportunidades devem existir e as mesmas oportunidades devem ser criadas. Quando eu faço as atividades com o Jr. NBA ou a NBA Academy, também transmito a eles uma mensagem importante de que nossas meninas merecem as mesmas oportunidades”, relatou.
Enquanto o evento parecia e se via diferente este ano, o Jr. NBA estava empenhado em fornecer uma experiência divertida e memorável que mantém meninos e meninas conectados ao jogo enquanto usa o poder do basquete para quebrar barreiras, facilitar o diálogo significativo sobre questões de raça, justiça social e o poder dos jovens atletas para gerar mudanças