As 22 equipes que participarão do reinício da temporada terão 89 jogadores internacionais, representando 34 países e territórios

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O reinício da temporada 2019/2020 da NBA (liga profissional norte-americana) alcançará fãs em 215 países e territórios em 47 idiomas por meio de televisões, computadores, telefones celulares e tablets, destacando a oferta de uma nova experiência, mais conectada e imersa para os fãs. Isso inclui os 88 “jogos de abertura”, em 30 de julho (quinta-feira), bem como a cobertura dos bastidores e entrevistas do ESPN Wide World of Sports Complex, no Walt Disney World Resort, na Flórida (EUA).

Aqui estão alguns destaques sobre o alcance internacional no reinício da temporada:

As 22 equipes que participam da temporada reiniciam com 89 jogadores internacionais de 34 países e territórios, incluindo um recorde de oito NBA All-Stars 2020: Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks; Grécia), Luka Dončić (Dallas Mavericks; Eslovênia), Joel Embiid (Philadelphia 76ers; Camarões; BWB Africa 2011), Rudy Gobert (Utah Jazz; França), Nikola Jokić (Denver Nuggets; Sérvia), Domantas Sabonis (Indiana Pacers; Lituânia)*, Pascal Siakam (Toronto Raptors; Camarões, BWB Africa 2012) e Ben Simmons (76ers; Austrália). As 22 equipes têm pelo menos um jogador internacional e o Mavericks tem sete. Os países com maior representação fora dos Estados Unidos são Canadá (15 jogadores) e França (sete jogadores), seguidos pela Austrália, Alemanha e Sérvia (cinco jogadores cada). Embiid e Siakam estão entre os 22 ex-participantes do Basketball Without Borders (BWB).

Alguns jogadores internacionais optaram por usar mensagens personalizadas de justiça social em suas camisas da NIKE NBA em outros idiomas que não o inglês, incluindo bósnio, francês, alemão, hebraico, italiano, letão, maori, esloveno e espanhol.

Os 88 jogos vão ao ar fora dos Estados Unidos e Canadá com o NBA League Pass. Os 88 jogos iniciais incluem 41 jogos que serão exibidos no horário nobre na América Latina e 40 jogos que serão exibidos no horário nobre na Europa, Oriente Médio e África por meio de parceiros de transmissão da NBA nessas regiões e na Liga da NBA. O maior número de jogos da história para exibição no horário nobre internacionalmente em um período de duas semanas.

Embora, não estejam fisicamente presentes no ESPN Wide World of Sports Complex, mais de 300 fãs da NBA serão convidados a cada jogo para aparecer ao vivo nas telas de mais de 5 metros de “Michelob ULTRA Courtside“. Esses fãs terão a oportunidade de interagir digitalmente entre si durante o jogo, usando o “modo juntos” da Microsoft para criar uma experiência virtual removendo o modo individual e reunindo-os em um espaço visual compartilhado que será visto através da transmissão. Essa nova experiência, a primeira a ser lançada como resultado da aliança estratégica da NBA com a Microsoft, dá aos fãs participantes a sensação de ficar lado a lado durante o jogo ao vivo, sem deixar o conforto e a segurança de suas casas, enquanto os jogadores experimentam sua energia e apoio no chão.

Além disso, todos os espectadores terão a opção de participar dos efeitos visuais da arena por meio de uma experiência de animação virtual. Os fãs podem torcer digitalmente por seu time através do aplicativo NBA e NBA.com e no Twitter usando hashtags do time durante o jogo. A animação virtual será refletida nas telas da arena, com gráficos e animações que capturam o nível de participação dos fãs ao redor do mundo. Os fãs também terão a oportunidade de ver seus vídeos apresentados através do TikTok Challenges. A tecnologia de realidade aumentada da “segmentação de quadra” do Snapchat também dará aos fãs a oportunidade de explorar através de uma lente uma representação virtual da quadra oficial de Orlando onde eles estão.

Fora dos Estados Unidos, a cobertura do NBA League Pass incluirá fontes alternativas com novos ângulos de câmera, gráficos aprimorados, fluxos e comentários focados em áreas como cultura pop e música. Os 88 jogos estarão disponíveis em inglês, espanhol e português. Os fãs também terão acesso a enquetes e questionários durante o jogo.

A campanha de marketing “Whole New Game” da NBA apresentará uma série de três spots, começando com “It’s A Whole New Game“, que será exibido durante toda a temporada em transmissões ao vivo, canais de mídia social e plataformas digitais da liga em todo o mundo. Os três spots serão traduzidos para mais de 10 idiomas: chinês, francês, alemão, indonésio, italiano, japonês (somente legendas), polonês, português, espanhol e tailandês. Como parte da campanha “Whole New Game“, 22 celebridades internacionais do mundo do cinema, moda e esportes sentaram-se para conversar sobre as equipes participantes do recomeço da temporada e seus “3 motivos para assistir” (“3 Reasons to Watch“). O conteúdo de “3 Reasons to Watch” será transmitido pelos parceiros internacionais da liga e compartilhado nos canais de mídia social da NBA em todo o mundo.

Rakuten, o parceiro de marketing global da NBA e o parceiro de distribuição exclusivo da liga no Japão, sediará eventos de visualização online na NBA Rakuten, o site único para os fãs no Japão assistirem a jogos e programação da NBA.

A mídia nacional e internacional que não está no local tem acesso à disponibilidade de mídia virtual com jogadores e treinadores, bem como imagens da prática da equipe diariamente.

• Como parte da NBA Together, a comunidade global da liga e a campanha de engajamento social que visa apoiar, envolver, educar e inspirar jovens, famílias e fãs em resposta à pandemia de coronavírus, jogadores da NBA, lendas e treinadores filmaram mais de 45 anúncios de serviço público em nove idiomas diferentes para compartilhar informações vitais de saúde e segurança sobre maneiras de reduzir riscos, hábitos adequados de lavagem e higiene das mãos, distanciamento físico, uso de máscara facial e fique em forma física e mental. Até o momento, essas mensagens geraram mais de 65 milhões de vídeos visualizados nas plataformas digitais e sociais globais da liga.

O Jr. NBA Global Championship – torneio anual de basquete juvenil para as principais equipes masculinas e femininas de 13 e 14 anos de todo o mundo – será realizado este ano como um evento virtual envolvendo quase 3.000 jovens jogadores da África, Ásia, Canadá, China, Europa e Oriente Médio, Índia, México, América Latina e Estados Unidos. O evento, que começou na semana passada, culminará no próximo mês com o Jr. NBA Day of Celebration, como parte do reinício da campanha 2019/2020 no ESPN Wide World of Sports, que sediou os dois eventos anteriores.

Informações

Antetokounmpo, atual MVP da Kia NBA, é o terceiro da liga em pontos (29,6 ppj) e rebotes (13,74 rpj)

Gobert (13,71 RPG), atual jogador defensivo do ano na Kia NBA e Sabonis (12,4 RPG) são quarto e quinto, respectivamente, em rebotes. Gobert (69,8%) é o segundo em porcentagem da meta de campo

Dončić (14), atual estreante do ano na Kia NBA e Jokić (12) são o primeiro e o terceiro, respectivamente, em triplos-duplos

Simmons (2,13 rpj) lidera a NBA em roubadas de bola. Nesta temporada, Simmons se tornou o terceiro jogador mais rápido a atingir 25 triplos duplos, atrás apenas de Oscar Robertson e Magic Johnson

Ricky Rubio (Phoenix Suns; Espanha; 8,9 apj), Dončić (8,7 apj) e Simmons (8,2 apj) são terceiro, quarto e quinto, respectivamente, em assistências

Buddy Hield (Sacramento Kings; Bahamas) é o segundo em 3 pontos com 244 pontos

Dennis Schröder (Oklahoma City Thunder; Alemanha; pai da Gâmbia) tem a maior porcentagem de pontos marcados saindo do banco (19,0 ppj)

Rui Hachimura (Washington Wizards; Japão; pai de Benin; BWB Global 2016) lidera todos os novatos em rebotes (6,0 rpj) e é o quinto entre os novatos em pontos (13,4 ppj)

As 22 equipes participantes do recomeço da temporada disputarão oito jogos, de 30 de julho a 14 de agosto, no ESPN Wide World of Sports Complex, no Walt Disney World Resort, na Flórida (EUA). Os jogos de qualificação serão concluídos no dia 14 de agosto. Se for necessário um play-in para determinar a oitava equipe para os playoffs em qualquer conferência, ocorrerá entre 15 e 16 de agosto. A primeira rodada dos playoffs da NBA 2020 começará em 17 de agosto.

* De acordo com o Indiana Pacers, Sabonis deixou o campus da NBA, em Orlando (EUA), para tratamento médico de fascite plantar no pé esquerdo. Sua disponibilidade para retornar ao campus ainda não foi determinada. Mais atualizações serão fornecidas conforme o necessário.