Os clubes do NBB se reuniram, na quinta-feira (30 de abril), para avaliar o relatório final desenvolvido pela equipe multidisciplinar, que foi criada para levantar todas as possibilidades sobre o retorno da atual temporada.
Foram apresentados aos clubes os aspectos estruturais e de logística referentes à nova fase do campeonato, além de todo um estudo de viabilidade financeira necessária para execução da competição com as 11 equipes classificadas para os playoffs.
Um dos primeiros pontos apresentados foi uma atualização sobre o encontro entre o departamento de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e os atuais patrocinadores e parceiros de mídia do NBB, que demonstraram total apoio às decisões tomadas pelas equipes.
Na sequência, um estudo financeiro que consta toda a operação logística do processo de retomada do campeonato foi exibido aos clubes, seguido por um debate sobre os impactos de imagem do NBB em relação ao recomeço da temporada.
O Presidente da Associação de Atletas Profissionais de Basquete (AAPB), Guilherme Teichmann, que esteve presente na videoconferência, ratificou o apoio da categoria sobre toda e qualquer decisão dos clubes.
Na semana passada, os profissionais de saúde, que compõem o grupo multidisciplinar, apresentaram o relatório com os procedimentos médicos necessários e recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dividido em três fases, o material inclui as avaliações físicas dos atletas na volta aos treinos, todo o período de treinamento, e o recomeço da competição, um processo previsto para durar cerca de 40 dias. A testagem de todos os profissionais envolvidos na retomada do NBB também está prevista nas diversas etapas da programação, um total de 2000 testes.
Agora, os clubes voltam a se reunir na próxima segunda-feira (04 de maio), em assembleia geral, para definir se a temporada 2019/2020 do NBB será ou não retomada.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.