Levanga Hokkaido, equipe da Série B japonesa, firmou parceria com a Ross Video e a Panasonic System Solutions Japan
O Japão pode não ser a primeira nação que vem à mente quando alguém menciona basquetebol, mas o país tem uma longa tradição em praticar o esporte e foi membro fundador do capítulo asiático da Federação Internacional de Basketball (FIBA), em 1936. O Japão realmente tem um dos times de basquete masculino de maior sucesso na Ásia, tendo conquistado o Campeonato Asiático de Basquete duas vezes, além de se classificar para os Jogos Olímpicos seis vezes e para a Copa do Mundo da FIBA em quatro ocasiões. Internamente, existe uma cena de campeonato próspera, e um dos principais concorrentes é o Levanga Hokkaido, com sede em Sapporo – a quinta maior cidade do Japão.
Em um recente jogo da liga profissional de basquete B. League em janeiro, a Levanga Hokkaido fez uma parceria com a Ross Video e a Panasonic System Solutions Japan Co. Ltd para introduzir um conceito totalmente novo para a produção do dia do jogo. Trata-se de um ‘resultado de excitação’ baseado no reconhecimento facial e inteligência artificial.
O sistema de reconhecimento facial da Panasonic examinou a multidão durante cada período da partida e, usando inteligência artificial, criou uma pontuação empolgante com base nas expressões faciais da multidão. O Datalinq, da Ross Video, transferiu esses dados para o XPression, e os gráficos subsequentes foram compartilhados com a plateia por meio de displays no estádio.
Comentando a tecnologia, o diretor de vendas da Ross Video para a Ásia, Mark Cooke, aponta para a crescente sofisticação das produções dos dias dos jogos. “As equipes esportivas estão realmente se concentrando no envolvimento dos fãs e em como atrair as pessoas de seus sofás para os locais; há uma grande ênfase na produção do dia do jogo e em como tornar isso mais criativo e mais emocionante para a multidão. Estamos muito satisfeitos por termos feito parceria com a Panasonic para trazer essa nova métrica experimental aos jogos de Levanga Hokkaido, e tenho certeza de que outros clubes e esportes também procurarão explorar essa tecnologia no futuro”.
Yuta Muto, conselheiro da Panasonic System Solutions Japan Co. Ltd, está satisfeito com os resultados do experimento. “Queríamos experimentar essa tecnologia e ver como a multidão reagiu. A reação do público foi extremamente positiva e estamos muito felizes com o resultado. A integração entre o Ross XPression e o equipamento Panasonic foi perfeita, e isso adiciona uma nova dimensão inovadora aos nossos dias de jogo e à experiência geral dos torcedores”.