O clássico paulista entre Ituano Basquete e Santo André/APABA/Caoa Chery abre a edição de 2020 da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA), que a 10ª na história da competição. O duelo acontece neste domingo (08 de março), Dia Internacional da Mulher, às 15h (de Brasília), no ginásio Municipal Prudente de Morais, em Itu (SP).
As duas equipes têm participado da competição regularmente, realizando boas campanhas, assim como também ocorre no estadual. O representante de Itu, comandado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, remodelou um pouco o seu elenco, mantendo uma boa parte das jogadoras e trazendo reforços interessantes.
“A expectativa é grande, pois uma vitória nesse começo de campeonato é importantíssima, ainda mais em um dia muito especial, que simboliza a força e determinação da mulher; somos guerreiras todos os dias e que sejamos reconhecidas, amadas e respeitadas. O espetáculo é nosso”, comentou a lateral Patrícia Ferreira, do Ituano Basquete.
As caras novas do Ituano Basquete são: Fabi Caetano (pivô), Alana Gonçalo (armadora) e Mari Dias (pivô).
Já a equipe do Grande ABC, dirigida pela técnica Arilza Coraça, modificou o seu elenco, com três contratações, além de contar com o retorno da lateral Jaqueline de Paula, que retomou a carreira depois do nascimento da filha Yara.
“A nossa expectativa é a melhor possível, tanto para esta estreia, quanto pata a participação na competição de uma forma geral. Estamos contentes com as chegadas da Ornela, Lays e da Maria Carolina, que já estão entrosando bem com a equipe; entramos em quadra sempre pensando no melhor e todo mundo está bastante motivado, pois tenho a certeza que será uma competição de alto nível, bastante disputada e muito interessante”, analisou Arilza.
“Estamos cientes das qualidades do Ituano, por isso, nos preparamos e treinamos forte para iniciarmos a competição nacional com um resultado positivo. Esta edição da LBF tende a ser equilibrada e muito competitiva”, completou Jaqueline.
As novidades do Santo André/APABA/Caoa Chery são estas: Lays da Silva (armadora), Maria Carolina (pivô) e a argentina Ornela Pag (armadora).
De acordo com o regulamento, na fase inicial da LBF CAIXA – 2020 as equipes jogam entre si, em turno e returno. Nas quartas-de-final serão quatro confrontos em séries melhores-de-três partidas (1º colocado x 8º colocado, 2º colocado x 7º colocado, 3º colocado x 6º colocado e 4º colocado x 5º colocado), com vantagem de quadra para as equipes de melhor campanha na primeira fase.
A semifinal também acontecerá em melhor-de-três jogos, reunindo os vencedores das séries semifinais. Já a grande final, que reunirá os ganhadores das semifinais, será decidida em melhor-de-cinco jogos, apurando o grande campeão de 2020.
“Depois de dois anos de gestão, creio que agora temos a LBF como um produto bem atraente, essa 10ª edição vem cheia de surpresas, entre elas o anúncio da parceria com a GOL e também a parceria com a TV Cultura, que exibirá os jogos aos domingos, além das transmissões via web. Mantivemos parcerias importantes, como a Wilson, que além das bolas fornecerá o material esportivo e outras parcerias que estão chegando, como a Colorgin e a própria Caixa, que segue conosco, como a patrocinadora oficial máster”, comentou Ricardo Molina, presidente da Liga de Basquete Feminino (LBF).
“Expectativa de um torneio muito equilibrado, as equipes muito niveladas e o que almejamos fazer, mais uma vez, um grande campeonato. Quero parabenizar todas as equipes, torcedores, imprensa e patrocinadores”, completou Molina.
Além dos dois times já mencionados, estarão em ação na edição de 2020 da Liga de Basquete Feminino: Basquete Blumenau (Santa Catarina), Pró-Esporte/Sorocaba (São Paulo), Sampaio Corrêa Basquete (Maranhão), Sesi Araraquara (São Paulo), Sodiê Doces/LSB-RJ (Rio de Janeiro) e Vera Cruz/Campinas (São Paulo).