O Projeto Basquete Cidadão “Treinando para a Vida”, que é mantido pelo Campo Mourão Basquete e pela Prefeitura de Campo Mourão, através da Fundação de Esportes (Fecam), participará de várias competições em 2020, além de realizar diversas atividades e eventos, distribuídos em sete departamentos.
De acordo com coordenador do projeto, Emerson Souza, 2020 promete bastante. “O projeto Basquete Cidadão tem por objetivo maior fazer do esporte uma ferramenta de educação, transformação e inclusão social, tornando-se um aliado das famílias e escolas na educação e formação dos atletas do projeto, que tem mais de 40 empresas patrocinadoras e 30 sócios contribuintes”, comentou o técnico do Campo Mourão Basquete.
Inscrito para disputar o Campeonato Brasileiro – 2020, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) – e com vaga garantida na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB), por ser franqueado da Liga Nacional de Basquete (LNB) –, o Projeto Basquete Cidadão tem no departamento profissional uma importante ferramenta para motivar a modalidade em Campo Mourão e região.
Isso é importante para estimular as 600 crianças integradas ao departamento social, que são atendidas gratuitamente duas vezes por semana nos bairros e escolas da cidade, distribuídas em 11 núcleos, com aulas de basquete e cidadania, disputando a cada três meses a Liga de Desenvolvimento do Projeto Basquete Cidadão (LDPBC). Já o departamento de base terá todas as categorias, do sub-11 ao sub-23, participando dos Brasileiros da CBC, Paranaense, Jogos da Juventude, Copa CCO e Desafio Basquete Cidadão.
Os atletas amadores e veteranos terão em 2020 o maior campeonato Citadino da história, com participação de 10 equipes, divididas em dois grupos, nos moldes do Campeonato Carioca de futebol, com a disputa da Copa, Recopa e do Citadino Mercado JK 2020.
Também em 2020, o Campo Mourão Basquete, juntamente com as prefeituras de Goioerê, Ubiratã, Peabiru e Campo Mourão, criou a Copa Centro-Oeste Basquete Cidadão, nas categorias sub-12, sub-14 e sub-17, nos naipes masculino e feminino, além do adulto feminino.
Sob coordenação técnica do Projeto Basquete Cidadão, a Copa CCO terá 12 etapas em 2020, disponibilizando 148 inscrições de equipes e mais de 1.800 inscrições de atletas em um projeto inovador, que tem em toda etapa, um tema de cidadania, premiação a todos os participantes nas chaves ouro, prata e bronze, além da premiação ao atleta com melhor média escolar, oferecendo refeição gratuita a todos os participantes.
O departamento feminino, além de buscar em 2020 o título nos Jogos Abertos e o bicampeonato da Copa CCO, terá no departamento social um grande aliado para massificar o naipe e reforçar as categorias sub-11, sub-12, sub-13 e sub-14, que disputarão o Brasileiro da CBC, Paranaense e a Copa CCO.
Por fim, o departamento de Basquete 3×3, criado em 2019 para dar uma atenção especial ao novo esporte olímpico, terá seis etapas em 2020. “O objetivo maior é massificar e levar o Basquete Cidadão para todos os cantos da cidade”, finalizou Emerson Souza.