A estreante Unifacisa foi a grata surpresa do turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2019/2020. Na rodada final do primeiro turno, o time comandado pelo técnico Felipe Santana derrotou o Basquete Cearense, no Clássico Nordestino, disputado neste sábado (28 de dezembro), na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), por 65 a 55 (35 a 23 no primeiro tempo).

E com este resultado, a equipe paraibana concluiu o turno na sexta colocação, contabilizando nove vitórias e seis derrotas. Além disso, jogou em igualdade de condições contra equipes mais tradicionais.

“Acredito que este bom rendimento é resultado do trabalho ético e de qualidade dos profissionais ligados ao projeto, começando pela diretoria da Unifacisa, que está nos dando uma grande oportunidade, aliada a uma excelente estrutura. Isso nos dá a condição de desenvolver o nosso trabalho da melhor maneira possível, pois os diretores confiam no que está sendo feito e nos dá liberdade para desenvolver; tudo o que necessitamos, a diretoria sempre é atenciosa e faz o máximo possível para atender, dando todas as condições de trabalho, não só pata o staff, como para os jogadores também”, comentou Santana.

“Isso já facilita bastante, ainda mais se somarmos a qualidade e o profissionalismo dos jogadores; alguns, apesar de jovens, estão sendo muito firmes, com isso, estão se desenvolvendo e ganhando confiança, aproveitando bem os espaços que estão sendo dados”, acrescentou Felipe.

 

Foto: Divulgação

Estudioso e antenado no dia-a-dia do basquete nacional e internacional, Santana é um dos responsáveis maiores pela campanha sólida da agremiação de Campina Grande no turno da competição nacional. Prova disso foi garantir, não só a sexta colocação, deixando times mais tradicionais e com orçamentos maiores para trás, como também garantindo uma vaga na Copa Super 8 – competição que dá ao campeão a vaga na Liga das Américas. Esta disputa está agendada para começar no dia 04 de janeiro (sábado).

“Quando você tem uma engrenagem sincronizada, a chance de dar certo e obter êxito aumenta bastante. O staff é muito grande, contando com grandes profissionais: dois assistentes, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista, médico e manager, entre outros; é muita gente trabalhando junto e se esforçando para que tudo caminhe bem”, comentou Felipe.

Mesmo com o desempenho amplamente favorável, para o returno o treinador da Unifacisa tem ciência que as dificuldades serão bem maiores.

“Teremos nove jogos fora de casa e alguns deles contra equipes que já se reabilitaram na competição e estão brigando, buscando voos maiores, como os casos do Pato Basquete, Rio Claro e do Botafogo. As nossas viagens são um pouco mais desgastantes, pois a logística é maior, contudo, temos ciência também da nossa capacidade, da mesma forma que entendemos as dificuldades, sabemos que temos condições de enfrentar essas equipes em igualdade, jogando dentro ou fora de casa”, explicou Santana.

“Estamos crescendo passo a passo, na medida que vamos jogando e treinando, a equipe vai ganhando forma e corpo. Só posso dizer que estou bastante otimista com o que vem pela frente, mas muito feliz pelo que foi construído até agora; é claro, que sempre queremos mais, almejamos vencer e permanecer na parte de cima da tabela de classificação, mas isso depende de todo um processo”, acrescentou o treinador.

Precisamos também parar, respirar e valorizar aquilo que criamos, construímos e conquistamos até aqui, visto que não foi fácil, o campeonato, que está muito disputado, vem sendo marcado pelo equilíbrio”, complementou Santana.

Nas duas primeiras rodadas do returno, a equipe paraibana jogará na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), contra dois times que também se posicionaram entre os oito melhores do turno: primeiro, encara o EC Pinheiros, no dia 17 de janeiro (sexta-feira), às 20h (de Brasília); posteriormente, enfrenta o SC Corinthians Paulista, em 21 de janeiro (terça-feira), às 20h (de Brasília).

“O apoio dos nossos torcedores será fundamental na abertura do returno. Por isso, esperamos ver a casa cheia nestes dois primeiros desafios do returno, que serão em Campina Grande”, finalizou Felipe Santana.

Foto: Beto Miller/Divulgação
Foto: Beto Miller/Divulgação