Time mineiro fechou a disputa das quartas pela via rápida (2 a 0)
O 123 Minas Tênis Clube garantiu vaga na Fase Final da Basketball Champions League Americas (BCLA 2022/2023) ao derrotar o mexicano Libertadores de Querétaro, na noite desta quarta-feira (08 de março), por 93 a 84 (56 a 36 no primeiro tempo), atuando no Auditório José Maria Arteaga, em Querétaro, no México, pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final. O time brasileiro fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.
Mesmo fora de casa, o 123 Minas Tênis Clube se impôs no primeiro tempo e comandou os dois quartos iniciais, ficando no comando do placar e conseguindo uma boa vantagem – 28 a 15 (primeiro quarto) e 28 a 21 (segundo quarto).
O terceiro quarto foi totalmente favorável ao time da casa, que ficou na frente e baixou bastante a diferença. Nos dez minutos finais, entretanto, a equipe brasileira conseguiu frear a recuperação do rival, reequilibrando as ações para vencer e se classificar para a etapa decisiva – 14 a 29 (terceiro quarto) e 23 a 19 (quarto final).
Os destaques foram Ismael Romero (30 pontos e 10 rebotes – double-double), Branden Frazier (18 pontos e 03 assistências) e Elijah Holman (18 pontos e 06 rebotes), pelo Libertadores; o norte-americano Shaquille Johnson (21 pontos, 04 rebotes e 08 assistências) e o argentino Lucas Faggiano (13 pontos), em favor do 123 Minas Tênis Clube.
“É a terceira edição de Champions que o 123 Minas joga, e pela terceira vez chegamos ao Final Four. Sabemos que é uma competição muito difícil, e nos colocamos, mais uma vez, em posição de tentar chegar a uma final pela primeira vez. Tenho que cumprimentar os jogadores pelo belíssimo trabalho que fizeram”, avaliou o técnico Léo Costa, do representante brasileiro.
No primeiro jogo, o 123 Minas Tênis Clube ganhou (98 a 78), atuando em seus domínios.
O CR Flamengo pode garantir vaga na Fase Final nesta quinta-feira (09 de março), se vencer a chilena Universidad de Concepción (UdeC), que ocorre às 20h (de Brasília), no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ). O Mengão obteve êxito na primeira da série melhor-de-três (92 a 64), mesmo atuando em território chileno.