Grande novidade é a participação da AZ Araraquara
A Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou, através do seu site oficial, as equipes que disputarão o Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 2022. Serão 12 agremiações na luta pelo título estadual deste ano: AZ Araraquara Basquete (Araraquara), Basket Osasco (Osasco), Bauru Basket (Bauru), CA Paulistano (São Paulo), EC Pinheiros (São Paulo), Liga Sorocabana de Basquete (Sorocaba), Mogi Basquete (Mogi das Cruzes), Rio Claro Basquete (Rio Claro), SC Corinthians Paulista (São Paulo), São José Basketball (São José dos Campos), São Paulo FC (São Paulo) e Sesi Franca Basquete (Franca).
A grande novidade é o retorno equipe de Araraquara à divisão de elite. A cidade já estava há algum tempo sem representante e agora, através de um projeto capitaneado pelo armador Nezinho, está voltando gradativamente. A AZ Araraquara Basquete está em ação, uma vez que já disputou o Campeonato Brasileiro 2022 e vem jogando a Copa São Paulo.
Vale ressaltar que o Campeonato Paulista foi por muito anos foi o melhor campeonato do basquete nacional, mas tem se apequenado a cada temporada, visto que é jogado num tempo muito curto e tem apresentado um sistema de disputa confuso e desinteressante, tudo com anuência dos clubes participantes. Na temporada passada, por exemplo, uma equipe não venceu nenhuma partida na primeira fase e se qualificou para a etapa vindoura. E poderia ter avançando até a decisão, chegando ao título.
A forma de disputa desta edição, bem como a tabela de demais informações pertinentes ao campeonato, serão divulgadas posteriormente pelo departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB).